Notícias

Parque Tecnológico: Centro de Inovação será prédio inteligente e sustentável

Publicada em 06/03/2018, às 18h25

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semohab
Visita às obras do Centro de Inovação
Prefeito Luciano Rezende e outros gestores fizeram uma visita às obras do Centro de Inovação do Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico, que está sendo construído no bairro Goiabeiras, além de ser um importante polo de produção de conhecimento, capacitação e geração de emprego e renda, também terá um viés sustentável. O Centro de Inovação, primeiro prédio que já está sendo erguido no local, será dentro das modernas tendências mundiais de ocupação de espaços públicos e terá certificação inteligente.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que visitou as obras nesta terça-feira (6), destacou a importância que o Centro de Inovação do Parque Tecnológico terá para a cidade. "O Parque Tecnológico é fundamental para a geração de emprego, trabalho e renda na cidade. A comunidade do Espírito Santo está esperando isso há mais de 25 anos. É um sonho que estamos tornando realidade", disse Luciano, destacando também as características sustentáveis do equipamento, entre elas, a base para abastecimento de carros elétricos.

"O prédio vai ter alimentação de energia solar, e estamos trabalhando para colocar base para carros elétricos. Isso vai ser uma realidade para daqui uns cinco a 10 anos, quando a indústria automobilística deve começar cada vez menos a produzir carros abastecidos com petróleo. O nosso Centro de Inovação já está prevendo isso", avaliou o prefeito.

O vice-prefeito de Vitória e secretário municipal de Obras e Habitação, Sérgio Sá, que também visitou o espaço, destacou que será prédio sustentável. "Vamos ter produção fotovoltaica, que vai alimentar todas as áreas comuns com energia solar. Vamos ter captação de águas das chuvas e dos aparelhos de ar-condicionado, teto verde e outros, o que permitirá à Prefeitura de Vitória ter mais um equipamento certificado pela etiqueta PBE Edifica, que categoriza prédios inteligentes e com baixo consumo de energia", disse. 

Pedidos

Divulgação Semohab
Visita às obras do Centro de Inovação
Centro de Inovação está sendo construído em uma área de mais de 2 mil metros quadrados em Goiabeiras

Sérgio Sá destacou que, após conversas com a comunidade e com empreendedores dos setores de tecnologia e inovação, o projeto do Centro de Inovação foi modificado para atender aos pedidos das pessoas que futuramente utilizarão aquele espaço.

"Após o início das obras, nós fizemos dezenas de reuniões com setores que terão diálogo com este equipamento. A partir daí, chegamos a uma nova proposta, com um projeto muito mais arrojado. Investimos em espaços abertos para coworking, em uma grande área de integração. Toda a parte de alvenaria vai ser substituída por vidro, tornando o Centro de Inovação muito mais atrativo, um espaço aberto e sem paredes, que permite o diálogo entre as pessoas que irão usufruir do espaço", acrescentou.

Indução

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Inovação de Vitória, Leonardo Krohling, destacou a importância da construção do Centro de Inovação.

"O Centro de Inovação é o indutor de todo o trabalho que será feito no Parque Tecnológico. Acertando aqui, as demais etapas da obra seguirão a mesma linha. É neste local que serão desenvolvidos projetos inovadores para serem fomentados no Parque Tecnológico”, disse.

Krohling explicou ainda que o Parque Tecnológico será um espaço onde empresas constroem e desenvolvem tecnologias e o Centro de Inovação será o espaço onde essas empresas buscarão mão-de-obra capacitada. "Com isso, a gente ganha força e começa a construir uma nova matriz tecnológica para a cidade, que vai ser o futuro no setor de tecnologia para Vitória".

Centro de Inovação

O Centro de Inovação, orçado em R$ 5,4 milhões, com recursos federais já depositados na conta da Prefeitura, está sendo construído numa área de 2.098 metros quadrados.

O empreendimento atenderá empresas de base tecnológica, como laboratórios, empresas de certificação de produtos, agentes de fomento à ciência, incubadoras e empresas de software. 


Voltar ao topo da página