Notícias

Parque Pedra da Cebola receberá obra de contenção de encosta

Publicada em 26/04/2017, às 17h13

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semohab
Obra de contenção na Pedra da Cebola
Obra vai liberar a área que hoje está interditada para evitar acidentes no Parque Pedra da Cebola
Divulgação Semohab
Obra de contenção na Pedra da Cebola
Secretário Sérgio Sá e moradores fizeram uma vistoria no local da intervenção, que trará ainda mais segurança para os frequentadores

Os frequentadores do Parque Pedra da Cebola terão ainda mais segurança para caminhar pelos seus 100 mil metros quadrados de terreno entrecortados por alamedas. A Secretaria de Obras e Habitação (Semohab) iniciará uma obra de contenção de encosta no local.

O objetivo é estabilizar uma rocha fraturada que poderia causar acidentes em caso de um eventual desmoronamento. A pedra fica 15 metros acima de uma alameda que passa ao lado do vestiário dos funcionários. A via foi interditada para eliminar o risco. Como o local é uma área que faz a ligação entre o estacionamento e a área verde do parque, há necessidade de eliminar o risco, mesmo que remoto.

O secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, visitou o local onde será feita a intervenção, acompanhado dos representantes da Associação dos Moradores da Mata da Praia, cujo bairro faz divisa com o parque municipal.

Na oportunidade, o secretário explicou como será a obra de contenção para o presidente da Associação de Moradores, Lussemberg Machado, e a conselheira fiscal da entidade, Lenita De Nadai. A visita foi acompanhada ainda pelos moradores Gentil Gava e Dulcinéia Belmok.

Prazo

A contenção será concluída em 90 dias, após assinada a ordem de serviço. "Estamos concluindo os trâmites necessários para iniciarmos a obra", disse o subsecretário de Execução de Obras, Rodrigo Casado, que vistoriou a área a ser isolada para permitir a execução dos serviços.

O secretário disse que a intervenção é importante para a cidade, pois libera uma área hoje interditada de um dos parques mais frequentados da cidade, e para as pessoas, por eliminar em definitivo o risco de um eventual acidente.

Segundo Lussemberg Machado, a execução da contenção da rocha proporcionará mais segurança para o frequentadores. "A pedra fica perto de uma via, e qualquer deslocamento da rocha poderia atingir uma pessoa. Além de preservar a vida, a obra valoriza esse parque natural, um dos cartões-postais da cidade de Vitória", disse.

A conselheira Lenita De Nadai lembra que o Parque Pedra da Cebola fica lotado nos finais de semana. "São pais com seus filhos passeando e ciclistas usando as alamedas para pedalar com segurança. Essa obra vai liberar para o tráfego uma das mais importantes do parque, hoje interditada”, explicou.

Onde fica

O Parque Pedra da Cebola fica entre as ruas Ana Vieira Mafra, João Baptista Celestino (acesso ao estacionamento) e avenida Fernando Ferrari (ver no mapa). As visitas podem acontecer de terça a domingo, das 5 às 22 horas. O local possui exemplares de Mata de Restinga e de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves.

Com área superior a 100 mil metros quadrados, o parque também conta com jardim oriental e um mirante, com vista para a parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado na Serra.


Voltar ao topo da página