Notícias

Parque da Fazendinha vai ganhar centro de conservação e pesquisa de jacarés

Publicada em 14/03/2018, às 15h44

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Convênio para criação do centro ecológico caiman
Assinatura do termo de cooperação para criação do Centro Caiman aconteceu na Emef Elzira Vivácqua
Diego Alves
Convênio para criação do centro ecológico caiman
Prefeito Luciano Rezende assinou a parceria com Instituto Marcos Daniel, que abre leque de oportunidades de estudos, pesquisas e valorização do jacaré

O Parque da Fazendinha, em Jardim Camburi, vai ganhar o primeiro centro de conservação, pesquisa e educação ambiental de jacarés do Brasil: o Centro Ecológico Caiman. 

O termo de cooperação entre a Prefeitura de Vitória e o Instituto Marcos Daniel foi assinado na noite desta última terça-feira (13), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivácqua, no mesmo bairro.

Pesquisa aplicada em conservação dos jacarés e da Mata Atlântica, educação ambiental, turismo, reabilitação desses animais e formação de jovens pesquisadores são os pilares da iniciativa. 

A parceria visa ainda oferecer atividades educativas e culturais voltadas para a conservação do jacaré de papo amarelo e seu ambiente, bem como dar suporte à expansão da pesquisa. 

Oportunidades

"O Centro Ecológico Caiman é mais uma ação que visa trazer mais qualidade de vida para a população não só de Vitória, mas também de toda a Grande Vitória. Uma ação que abre um leque de oportunidades de estudos, pesquisas e valorização de uma espécie. Estou muito feliz por mais essa iniciativa e parceria", disse o prefeito Luciano Rezende em seu discurso no evento de assinatura.

Monitoramento

"Vitória terá o primeiro parque ecológico voltado a atender a população e visitantes. Nesse local, serão desenvolvidas ações para a preservação dos jacarés do papo amarelo, monitorando-os nos alagados e nas matas da Vale e da Arcelor, poupando suas vidas de caçadores inescrupulosos e da poluição de nossas águas. Cuidar dos jacarés é conhecer e cuidar de nossa Mata Atlântica", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Atrativo turístico

"Além de funcionar como uma base de estudo, o Centro Ecológico será um importante atrativo turístico não só de Jardim Camburi, como também para toda a cidade. Vitória dá mais um passo para conservação e proteção da biodiversidade brasileira", disse o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini.

Diego Alves
Convênio para criação do centro ecológico caiman
Secretário Fabrício Gandini destacou que o centro ecológico vai se transformar em um importante atrativo turístico
Diego Alves
Convênio para criação do centro ecológico caiman
Secretário Luiz Emanuel destacou que serão desenvolvidas ações para a preservação dos jacarés do papo amarelo

Voltar ao topo da página