Notícias

Parceria com Waze auxilia Guarda a gerenciar o trânsito em Vitória

Publicada em 16/10/2017, às 07h00

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Guarda Municipal
Guarda usa Waze na Central de Videomonitoramento
Agentes da Guarda municipal utilizam o aplicativo para monitorar o trânsito e informar pontos de lentidão

A parceria da Prefeitura de Vitória com o aplicativo Waze completa três anos em outubro e contabiliza melhorias no gerenciamento do trânsito da cidade. Para o município, o aplicativo é uma ferramenta importante como instrumento de medição do tráfego, além de servir como indicador de possíveis problemas pontuais na via, tais como buracos ou colisões.

Em todas as cidades em que a ferramenta atua, ele mostra em tempo real a situação do trânsito em um mapa. As vias com maior fluxo são indicadas com um sistema de cores, e a velocidade média é calculada por meio do monitoramento dos pontos de localização dos próprios usuários que deixam ativado o GPS do celular.

Em Vitória, no entanto, o aplicativo vai além, pois existe uma parceria com o município por meio do programa Waze Connected Citizens, que permite à Prefeitura interagir com o mapa do sistema, informando locais de interdição de via ou qualquer outra situação que possa vir a gerar lentidão no trânsito. A capital tem mais de 45 mil usuários ativos mensalmente. 

Melhor rota

Informações como buracos, semáforos quebrados, carros parados na via e até objetos que dificultam o tráfego podem ser inseridos no mapa pela Prefeitura, permitindo ao motorista escolher a melhor rota paro o trajeto pretendido.

A ferramenta é utilizada diariamente e é operada pelos agentes da Guarda Civil Municipal que trabalham no videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu). Atualmente, a central conta com mais de 200 câmeras distribuídas por toda a cidade, garantindo a vigilância de todas as regiões.

Ufes

Em breve, a Prefeitura pretende otimizar o gerenciamento do trânsito com base nos dados de fluxo de veículos em toda a cidade. Para tanto, a Semsu está firmando uma parceria com o núcleo de tecnologia da Ufes para realizar estudos com os dados do Waze, o que pode ajudar a criar ferramentas para melhorar a fluidez na cidade.

O Waze está disponível gratuitamente nos sistemas iOS ou Android. Para baixar, acesse http://www.waze.com/get.


Voltar ao topo da página