Notícias

Palestra ensina motoristas a terem comportamento seguro no trânsito

Publicada em 17/08/2018, às 15h10 | Atualizada em 17/08/2018, às 18h24

Por Melissa Künsch, com edição de Josué de Oliveira


Divulgação Setran
Educação para o trânsito nas faixas de pedestres das Emefs
Entre as orientações, os motoristas são alertados para o respeito com os pedestres

A Gerência de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) promoveu na tarde desta quinta-feira (16) uma palestra para funcionários da Petrobras.

Trata-se de um projeto realizado em empresas de Vitória que tem como foco levar aos motoristas de transporte coletivo e individuais informações sobre comportamento seguro no trânsito e direção defensiva, além de informar dados sobre mortalidade e alertar sobre a perigosa mistura de álcool e direção.

Empresários de Vitória podem solicitar à gerência de Educação para o Trânsito a realização da palestra para seus colaboradores, de forma gratuita. Basta enviar e-mail para abszaganelli@vitoria.es.gov.br informando o número de participantes e data e horário de preferência.

As palestras são ministradas por Fernando Helio Braga Pio Pereira, conhecido cicloativista e estudioso da mobilidade ativa e membro da subcomissão de análise de óbitos no trânsito e membro fundador da União dos Ciclistas do Brasil (UCB).

Cidades humanas

A gerente de Educação para o Trânsito, Adriana Sossai Zaganelli, informou que também são mostrados os conceitos de cidades mais humanas.

“Além de falar sobre segurança no trânsito, essa palestra mostra a tendência mundial de investimento em estrutura para pessoas e ciclistas, mudando a visão de investimento em carros e viadutos, por exemplo, tornando as cidades mais humanas”, enfatizou.

Dados e estudos

A palestra contém ainda dados sobre mortalidade no Brasil. Segundo Adriana, dados do Observatório Nacional de Trânsito Viário informam que somente em 2017 foram 47 mil mortos e 400 mil feridos em todo o País por causa de acidentes no trânsito. Isso representa um gasto de R$ 56 bilhões ao ano para o País, que poderiam ser investidos em outras áreas.

“Estudos mostram que o principal fator para essa tragédia em nosso trânsito é o fator humano, ou seja, se não mudarmos nosso comportamento no trânsito não, conseguiremos reduzir esses números”, finalizou Adriana.


Voltar ao topo da página