Notícias

Pacientes do Caps têm melhora no tratamento confeccionando artesanatos

Publicada em 07/02/2018, às 14h36 | Atualizada em 07/02/2018, às 14h36

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Oficina de Geração de Renda CAPS Ilha
Pacientes confeccionam vários tipos de artesanatos no grupo "Geração de Renda" do Caps Ilha
André Sobral
Oficina de Geração de Renda CAPS Ilha
Rúbia dos Santos Rocha está há quatro meses no Caps e confessa ter avançado no tratamento

O grupo "Geração de Renda" do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Ilha), na Ilha de Santa Maria, tem colhido bons frutos. Desenvolvido há 20 anos, ele ajuda no tratamento dos pacientes com transtornos mentais e desenvolve a confiança e o desejo de aprender.

Os pacientes confeccionam vários tipos de artesanatos, como mandalas de CD’s, chaveiros, colar de papel, terço de crochê, garrafas decoradas, porta-agulha, bolsas feitas a partir de caixas de sabão em pó, entre outros produtos. Depois, os materiais são vendidos no próprio Caps Ilha e na feira comunitária de Jardim Camburi, com preços variando entre R$ 5,00 e R$ 40,00.

"O valor arrecadado é utilizado para repor o material e também é repassado para eles (pacientes) no final do ano. O cálculo é feito de acordo com as horas trabalhadas e eles também assinam ponto", disse a arteterapeuta Fernanda Henrique.

Ela explica que é uma oficina que requer bastante dedicação e, por isso, não são todos os pacientes do Caps que podem participar. "As pessoas precisam ter uma certa habilidade. Por isso, ao entrar no Caps, todos os pacientes passam por uma avaliação para então saber em qual oficina ou grupo se enquadram".

Autoconfiança

Há 10 anos à frente do grupo, Fernanda ponderou que o grupo devolve a autoconfiança aos participantes. "Eles se sentem maravilhados ao ver o trabalho pronto. Aprendem técnicas que podem fazer em casa, sentem-se realizados e voltam a ressocializar".

André Sobral
Oficina de Geração de Renda CAPS Ilha
Participando do grupo há 15 anos, Mariene Alves Bitencort adora fazer parte do grupo
André Sobral
Oficina de Geração de Renda CAPS Ilha
Desde 2014, Julia Clemente faz artesanatos com fuxico

Recuperação 

Cássia Fraga disse que está 80% recuperada após participar das atividades. "Eu sinto falta quando não venho e me sinto muito melhor aqui. Estou me recuperando cada dia mais".

Participando do grupo há 15 anos, Mariene Alves Bitencort adora fazer parte do grupo: "Aqui distraio a mente e não fico com pensamentos de ansiedade".

Único homem do grupo, Fábio Joaquim Nunes Teixeira também não esconde a empolgação: "Sou o forrador oficial das caixas. Adoro os trabalhos que fazemos aqui".

Desde 2014, Julia Clemente faz artesanatos com fuxico: "Aprendi tudo aqui no Caps. Já fiz chaveiros e tercinhos e estou me realizando".

Já Rúbia dos Santos Rocha está há quatro meses no Caps e confessa ter avançado no tratamento: "Melhorei muito e pretendo continuar".

Outros grupos

Além do grupo "Geração de Renda", o Caps Ilha conta com "Tenda Criativa" e oficina "Terapia do Fazer", cujos integrantes faziam ornamentação de Carnaval nesta manhã. 

Caps Ilha

O Caps Ilha oferece atendimento de atenção diária a pacientes adultos com transtornos mentais com idade acima de 18 anos. Possui uma equipe formada por médico psiquiatra, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, técnico esportivo, musicoterapeuta e arteterapeuta.

Desenvolve ações de visita/atendimento domiciliar, oficinas terapêuticas e de geração de renda, grupos de atendimentos individuais e familiares. Os principais objetivos são o tratamento, a reabilitação e a reinserção social na sociedade.

Centro de Atenção Psicossocial (Caps - Ilha)
Onde: rua José de Carvalho, 404, Ilha de Santa Maria
Telefones: (27)3132-5111 e 3132-5110
Horário de atendimento: das 7 às 18 horas
André Sobral
Oficina de Geração de Renda CAPS Ilha
Cássia Fraga disse que está 80% recuperada após participar das atividades
André Sobral
Oficina de Geração de Renda CAPS Ilha
Fábio Joaquim Nunes Teixeira disse que adora os trabalhos desenvolvidos no local

Voltar ao topo da página