Notícias

Outubro Rosa: unidades de saúde vão alertar sobre câncer de mama e farão exames

Publicada em 28/09/2017, às 07h00 | Atualizada em 02/10/2017, às 15h15

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Douglas Schneider
Café com Prosa
Unidades de saúde estão programando ações especiais para o Outubro Rosa

Para alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) prepararam várias atividades para o movimento Outubro Rosa.

Através de consultas realizadas nas unidades de Saúde, a rede municipal de Atenção Básica irá oferecer quase 2 mil exames de mamografia. O pedido é feito nas consultas, nas quais o médico detecta alguma alteração durante o exame físico.

Algumas unidades irão ampliar a oferta de vagas e horários para coleta de preventivo. Além disso, também serão ofertados atendimentos odontológicos, a fim de prevenir o câncer de boca, ações de controle do tabagismo, teste rápido para sífilis, HIV e Hepatites, atividades físicas e outras atividades. 

Na US Santa Luiza, nesta terça (3), acontece a abertura oficial das atividades alusivas ao Outubro Rosa, com entrega de bóton da campanha e abordagens sobre a prevenção do câncer de mama, às 11 horas.

Iluminação

Diego Alves
Ponte da Passagem com iluminação referente ao Outubro Rosa
Ponte da Passagem será um dos monumentos que irão ganhar a cor rosa em Vitória

A partir deste domingo (1º), alguns monumentos de Vitória vão receber iluminação especial para marcar o Outubro Rosa, como Ponte da Passagem, Morro do Penedo, relógio da praça Oito, Prefeitura de Vitória, e Câmara Municipal.

História

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. Todas ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. A cor foi escolhida por representar o universo feminino e estar ligada à beleza e ao amor.


Voltar ao topo da página