Notícias

Outubro Rosa: servidores da Semohab são conscientizados sobre câncer de mama

Publicada em 19/10/2018, às 18h37 | Atualizada em 22/10/2018, às 12h58

Por Andrea Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semohab
Outubro Rosa

"Sou como uma águia que luta pra vencer". Assim começou o depoimento da dona de casa Cleudes da Rocha Dias, de 41 anos, sobre como encarou o câncer de mama. Guerreira na luta contra a doença, seu depoimento para os servidores da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) foi repleto de emoção, nesta quinta-feira (18).

"Quando atinge 40 anos, a águia voa até o penhasco mais alto e bate o bico na pedra várias vezes para depois de três meses voltar a viver e a voar. Antes do câncer de mama, eu não gostava muito de mim e tinha a autoestima muito baixa. A doença me mostrou que eu posso vencer em todos os aspectos da minha vida. Hoje eu sou uma mulher feliz com a vida, que se ama e quer sempre o melhor pra si", disse, emocionada.

A ação levou consciência sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e reuniu o vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, os servidores da Semohab e a ONG Associação de Apoio e Combate ao Câncer (AACC). 

Os servidores receberam a entidade com um café comunitário e ouviram atentos os depoimentos de mulheres que já passaram pela descoberta e pelo tratamento da doença, além de uma palestra sobre a doença. Os diversos tons de rosa espalhados nas paredes e nas camisas dos servidores deram um charme especial.

Empenho

Sérgio Sá agradeceu a presença e o empenho de todos os servidores na luta contra o câncer de mama. "Estamos aqui mais uma vez para mostrar que lutamos contra o câncer de mama. Fico muito feliz em saber que todos os servidores presentes buscam informações e estão constantemente apoiando e lutando para combater essa doença tão arrasadora", disse.

Palestra

Divulgação Semohab
Outubro Rosa

A assistente social da ONG explicou sobre a associação e passou a palavra para a fisioterapeuta voluntária da AACC. "Estou como voluntária da AACC há um ano. Durante meu curso de Fisioterapia, tinha a certeza de que, quando me formasse, eu retornaria para a sociedade tudo o que eu aprendi e estudei. Eu me sinto muito realizada em poder ajudar as pessoas com câncer de mama", disse Vanderleia Lima Novaes Tabosa, 40 anos, fisioterapeuta voluntária da AACC.

A palestra da fisioterapeuta mostrou dados recentes, projeções e todas formas de prevenção e detecção do câncer de mama.

Muito alegre e descontraída, a governanta Ana Maria Novaes, de 55 anos, contou aos servidores como descobriu a doença.

"Foi no ano de 2006, em um exame de rotina, que eu fui surpreendida com o diagnóstico de câncer de mama. Passei por todas as etapas do tratamento, com sessões de quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia e fisioterapia. Fiz a mastectomia, mas nunca deixei minha autoestima baixar. Sou uma mulher forte, cheia de vida e orgulhosa de poder passar para outras mulheres a minha experiência", contou.

Marcela Scalzer Delboni, servidora da Semohab, contou que já viu de perto o que a doença causa. "Infelizmente, existem alguns casos de câncer na minha família. Minha tia lutou contra o câncer de mama e conseguiu vencer. Outra tia, infelizmente, não conseguiu. Sei da importância do diagnóstico precoce para combater essa doença e, por isso, estou sempre atenta a qualquer sinal que aparece", contou a servidora.

Matéria relacionada

Outubro Rosa: campanha na Prefeitura para arrecadar lenços e outros acessórios


Voltar ao topo da página