Notícias

Órgãos de turismo trabalham para vinda de cruzeiros de grande porte

Publicada em 07/06/2017, às 18h47 | Atualizada em 07/06/2017, às 18h47

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Transatlântico MAASDAM no porto de Vitória
Vitória pode voltar a fazer parte da programação de rotas de transatlânticos

A Prefeitura de Vitória, o Governo do Estado e uma operadora de turismo estão trabalhando para que a capital volte a receber navios de cruzeiro e torne a fazer parte da programação de rotas de transatlânticos.

Com o aumento do porte dos navios, alguns deles não conseguem adentrar e evoluir na baía de Vitória. A proposta, então, é que os maiores permaneçam em alto-mar e pequenas embarcações façam o deslocamento até a cidade para o desembarque dos passageiros.

Esse tipo de operação já ocorre em várias cidades do País, como Ilha Bela (SP) e Búzios (RJ). Em Vitória, está sendo estudado que isso seja feito nos dois píeres da rua Marília de Rezende Scarton Coutinho, na Enseada do Suá.

"Essa é uma das opções encontradas pela Prefeitura e Governo do Estado, junto a uma operadora de turismo de cruzeiros, para incrementarmos a vinda de navios de grande porte, fortalecendo a capital e o Espírito Santo na rota dos transatlânticos, com possibilidade de receber até 4 mil passageiros", destacou o subsecretário de Turismo, Felipe Ramaldes.

"Vitória está entre os municípios que estão sendo analisados por uma operadora de cruzeiros para que o Espírito Santo entre nas rotas dos novos navios de grande porte. Estão em andamento os estudos necessários para a definição do melhor local tecnicamente", apontou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Movimentação da economia

Pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo da Prefeitura de Vitória mostra que cada turista de transatlântico que desce da embarcação costuma consumir na cidade cerca de R$ 400,00. Há ainda receitas geradas com o abastecimento do navio, como água, limpeza e infraestrutura.

Receptivo

Em Vitória, os passageiros são recepcionados por técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), que os ajudam na organização de passeios turísticos pelos atrativos da cidade, como o roteiro gastronômico, o Galpão das Paneleiras, as praias de Camburi e da Ilha do Boi, além do Centro Histórico.

Agentes de trânsito bilíngues da Guarda Civil Municipal também participam da ação de recepção, auxiliando os visitantes. Táxis também ficam de prontidão para aqueles turistas que preferirem passear pela cidade, assim como ônibus de receptivo. Para a temporada 2017/2018, dois transatlânticos estão programados para aportar na capital: um em novembro próximo e, outro, em janeiro do ano que vem.


Voltar ao topo da página