Notícias

Operação tapa-buracos é feita diariamente como prevenção ao desgaste das vias

Publicada em 26/06/2017, às 15h00 | Atualizada em 26/06/2017, às 15h11

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


Central de Serviços
Tapa-buraco na Avenida Maruípe
A população pode ajudar a Prefeitura a localizar as ruas com necessidade de recuperação asfáltica pelo Fala Vitória 156
Central de Serviços
Tapa-buraco Rua Rafael Jantorno, Santa Tereza
A operação tapa-buracos acontece diariamente e tem o objetivo de manter em boas condições os 614 quilômetros de pavimento das vias da capital

A Prefeitura de Vitória faz a recuperação do pavimento das vias da cidade todos os dias. Equipes usam asfalto a quente e asfalto a frio onde a via é asfaltada. Nas vias pavimentadas com blocos o reparo é feito por operários especializados que trabalham na Secretaria Central de Serviços.

Neste ano de 2017, foram atendidos 774 pedidos de tapa-buracos com asfalto, sendo os três bairros com maior número de pedidos: Itararé (64); Caratoíra (34) e Jardim Camburi (32). Das vias construídas com paralelepípedo ou blocos de concreto foram 139 demandas resolvidas neste período, com Jardim Camburi (20), Santa Teresa e Universitário com 12 pedidos os três maiores bairros demandados.

Em tempo seco, a recomposição é feita com asfalto a quente. Com as chuvas ou mesmo com o tempo excessivamente úmido, as usinas de asfalto não conseguem produzir o composto a quente ou não conseguem levá-lo até seu destino na temperatura e na umidade ideais de aplicação no pavimento.

É usado então o asfalto a frio, também conhecido como asfalto ecológico, que é transportado em sacos de 20 quilos em carros pequenos e usado mesmo sob chuva. Quando o buraco atingiu a camada mais profunda do pavimento, a recuperação é feita com blocos de concreto e solo brita.

Os serviços são realizados também no período noturno, quando é necessário. Em maio a Central de Serviços fez uma operação tapa-buracos com asfalto a frio nos bairros Maruípe, Tabuazeiro, Enseada do Suá, Jardim da Penha, São Pedro e Santo Antônio. O objetivo foi minimizar os efeitos das chuvas no pavimento.

Central de Notícias
Tapa-buraco Dante Michelini
Os operários da prefeitura trabalham para garantir os reparos em todas as vias da cidade.
Samira Gasparini
operação tapa-buracos na Avenida Serafim Derenzi
Das vias construídas com paralelepípedo ou blocos de concreto foram 139 demandas resolvidas neste período

Em sua maioria, os buracos são provocados pelas constantes escavações e recomposições nas vias, que ao longo dos anos provocam fissuras na junção entre o pavimento e os reparos. Com a intensificação das chuvas, a água penetra nessas fissuras pressionada pelos pneus dos veículos, desagregando o solo abaixo do asfalto e provocando os buracos.

A operação tapa-buracos acontece diariamente e tem o objetivo de manter em boas condições os 614 quilômetros de pavimento das vias da capital. A população pode ajudar a Prefeitura a localizar as ruas com necessidade de recuperação asfáltica pelo Fala Vitória 156. O serviço é executado também a partir das vistorias feitas pelos funcionários da Prefeitura de Vitória.

Central de Serviços
No tapa-buracos a frio o serviço é realizado mesmo com chuva
Mesmo em dias de chuva os operários da prefeitura trabalham para recuperar as vias com o asfalto danificado
Central de Serviços
Tapa-buraco Jesus de Nazareth
Operários trabalham na operação tapa-buracos e recuperam o asfalto na avenida Beira-Mar

Voltar ao topo da página