Notícias

Operação da Guarda Municipal evita rachas nas principais vias da cidade

Publicada em 23/08/2014, às 08h00

Por Vinícius Yungtay, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semsu
Operação rachas Guarda Municipal
Agentes da Guarda Municipal realizam operação contra rachas na orla de Camburi
Divulgação Semsu
Operação rachas Guarda Municipal
Objetivo da ação é coibir a alta velocidade e impedir a prática de rachas nas vias

Para coibir o excesso de velocidade e a disputa de rachas nas principais vias de Vitória, a Guarda Civil Municipal de Vitória iniciou esta semana uma operação para impedir os "pegas". A primeira blitz ocorreu na noite desta quinta-feira (21), na avenida Dante Michelini, em Camburi.

O objetivo da operação é evitar o comportamento criminoso e imprudente dos motoristas nas ruas e avenidas da cidade, sendo apenas preventiva, ou seja, os agentes normalmente não realizarão abordagens. A estratégia é impedir altas velocidades e a disputa dos carros ao estreitar o espaço das vias para apenas uma das faixas de rodagem. Como as ações ocorrem à noite e de madrugada, o trânsito não é impactado.

As operações ocorrerão periodicamente e em locais estratégicos definidos pela Guarda Civil Municipal. Embora não haja previsão de abordagem, caso algum motorista seja flagrado cometendo infrações de trânsito, ele será parado e autuado pela infração cometida. A segurança das ações é garantida por meio de viaturas do Grupamento de Fiscalização e Operação de Trânsito e do Grupamento de Proteção Comunitária.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota, a tendência é de que os motoristas evitem o comportamento perigoso com o início das ações. "Além de reduzir a velocidade no trecho, o motorista saberá que não poderá disputar corrida logo em seguida, caso contrário uma das nossas viaturas poderá entrar em perseguição e prendê-lo. O racha não é só infração de trânsito, mas é também um crime que prevê pena de até dois anos de prisão", alerta o secretário.

Denúncias

Para reprimir ainda mais a prática de rachas, o secretário pede que a população denuncie de forma imediata as corridas ilegais por meio do telefone 190, o que possibilita à fiscalização perseguir os infratores em qualquer lugar da cidade. Caso o motorista seja flagrado cometendo a infração de disputar corrida em via pública, a multa é de R$ 574,72, além de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Voltar ao topo da página