Notícias

Oficinas orientam pais, alunos e professores sobre direitos humanos

Publicada em 26/04/2017, às 07h00

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Escola Promotora de Direitos Humanos
Alunos da Emef Padre Anchieta participaram de formação do projeto Escola Promotora de Direitos Humanos

Durante os próximos dois meses, alunos, professores e toda a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Anchieta, em Ilha de Santa Maria, vão passar por oficinas pedagógicas com temas voltados para o respeito e a diversidade. A ação faz parte do projeto Escola Promotora de Direitos Humanos, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).

Na semana passada, a formação aconteceu para os profissionais da escola. Nesta última terça-feira (26), foi a vez de os estudantes teram noções sobre diversidade sexual e prevenção à homofobia, preconceito racial, religioso e sexual, violência contra a mulher, mediação de conflitos no ambiente escolar, direito do consumidor, além de direitos e deveres dos adolescentes.

Na Emef Padre Anchieta, a previsão é de atender 200 estudantes e 80 profissionais. As atividades serão realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, no horário matutino e vespertino, com previsão de término para o dia 6 de junho.

Mudança comportamental

Para o gerente de Políticas de Direitos Humanos, Dario Coelho, o projeto Escola Promotora de Direitos Humanos implica na mudança comportamental da comunidade escolar, pois promove o debate sobre diversas pautas de Direitos Humanos e exige expansão do olhar de toda a comunidade escolar.

"A ideia está em dar visibilidade aos temas e promover o debate na sala de aula, no corredor, na biblioteca, nos banheiros, no laboratório, na cantina, na sala dos professores, na diretoria, na portaria, desconstruindo, assim, todos os tipos de estigmas e preconceitos que violam os Direitos Humanos e contribuindo para que tenhamos uma cidade mais justa e mais humana, onde o respeito entre as diferenças prevaleça", destacou.

Saiba mais sobre o projeto

O projeto Escola Promotora de Direitos Humanos visa refletir com a comunidade escolar (pais e responsáveis, profissionais e estudantes) sobre temáticas de educação em direitos humanos, visando incentivar e fortalecer práticas cidadãs e de direitos humanos no ambiente escolar.

As ações são realizadas por meio de oficinas pedagógicas para estudantes e profissionais da escola e diálogo sobre educação e diversidade para os atores da comunidade escolar. Em cada edição, o projeto atende uma unidade escolar, no período de três a cinco meses.

Desde 2012, ano de criação do projeto, seis unidades de ensino foram contempladas. No total, 1.960 estudantes passaram pela formação, enquanto 350 profissionais participaram da capacitação.


Voltar ao topo da página