Notícias

Oficina transforma madeira em oportunidade de renda na Casa da Juventude

Publicada em 07/03/2018, às 18h21 | Atualizada em 07/03/2018, às 19h01

Por Josué de Oliveira, com edição de Josué de Oliveira


Divulgação Semcid
Oficina de marcenaria na Casa de Juventude
Jovens participam de oficina de marcenaria na Casa da Juventude
Divulgação Semcid
Oficina de marcenaria na Casa de Juventude
Alunos reaproveitam madeiras para aprender técnicas de transformação de ambientes

Uma oportunidade de oferecer capacitação profissional e também reaproveitar material que seria jogado fora. Esses são os principais objetivos da oficina de marcenaria que acontece até esta sexta-feira (9) na Casa da Juventude, em São Pedro. Instrutores e arquitetos do projeto Palete Parque ensinam a utilizar madeiras reaproveitadas na melhoria de ambientes.

Na oficina, 34 participantes recebem dicas de acabamento final de madeiras, fixação de painéis, execução de canteiros para jardim, nivelamento de tablado e acabamento final com aplicação de verniz.

Segundo o administrador da Casa da Juventude, Márcio Rodrigues, essa é uma das oficinas mais procuradas pela comunidade porque, além de garantir uma oportunidade de entrada no mercado de trabalho, também reaproveita madeira que seria descartada.

"Os alunos já aprendem a técnica utilizada para transformar ambientes. No final, com o conhecimento adquirido, eles vão criar uma área de vivência, com jardim suspenso, na própria Casa da Juventude. Com isso, nosso espaço fica mais bonito e todo mundo fica mais feliz", disse.

Lucro

Pensando em uma maneira de conquistar uma renda extra, o morador de São Pedro Saulo Keiller, de 23 anos, inscreveu-se na oficina. Segundo ele, é uma chance de conhecer as técnicas para produzir materiais diferentes e agregar valor ao que seria descartado.

"Estou achando muito interessante. Acredito que essa é uma tendência de transformar esse conhecimento em lucro. Além disso, a gente aprende a fazer móveis e outros objetos com aquilo que seria jogado fora".

Melhorias

Com a oficina, a área externa da Casa da Juventude vai ganhar um jardim vertical feito com jardineiras de diversos níveis, criando um plano de fundo para os artistas locais de grafite, um tablado em dois níveis para apresentações artísticas e projeção de vídeos, além de assentos para todos que visitarem o espaço.

As madeiras utilizadas no projeto são 100% reaproveitadas, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e econômica.

Divulgação Semcid
Oficina de marcenaria na Casa de Juventude
Jovens têm a oportunidade de aprender as técnicas de marcenaria para inserção no mercado de trabalho
Divulgação Semcid
Oficina de marcenaria na Casa de Juventude
Madeiras utilizadas no projeto são 100% reaproveitadas, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e econômica

Voltar ao topo da página