Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Oficina orienta jovens sobre infecções sexualmente transmissíveis e sexo seguro

Publicada em 19/06/2017, às 16h45 | Atualizada em 21/06/2017, às 15h19

Por Maria Angela Siqueira (macsperini@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Josué de Oliveira


Foto Divulgação

CRAS Consolação - Palestra "Falando sobre Sexo

A primeira oficina de uma série foi realizada no mês passado no bairro Consolação. (Ampliar imagem)

Jovens de 15 a 20 anos que participam do ProJovem do Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) de Itararé terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis e aprender sobre sexo seguro.

O encontro será, nesta quarta-feira (21), com profissionais de saúde. A ação faz parte das comemorações pelos 25 anos do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A oficina "Filhos, falem de sexo com seus pais" é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Semus) e Assistência Social (Semas), com o apoio de cooperação técnica de acadêmicos da Faculdade Novo Milênio - Jovens falando para Jovens.

A primeira oficina de uma série foi realizada no mês passado no bairro Consolação e foi muito bem recebida pelos jovens, segundo informou o diretor do Centro IST, Lauer Marinho Sardenberg. “É um momento muito dinâmico e interativo com esses jovens que estão na faixa etária de maior vulnerabilidade dos novos diagnósticos de HIV. É importante falar sobre a importância do sexo com prevenção”, afirma Lauer.

A oficina no Cras de Itararé será realizada em dois turnos. Pela manhã, das 9h às 11 horas, e, à tarde, das 14h às 16 horas.

Kit balada

A principal forma de contaminação é a relação sexual. Por isso, a grande preocupação é alertar para o sexo seguro, de acordo com o diretor do IST. "O uso de preservativo é essencial, pois previne o HIV, hepatites, sífilis e outras ISTs", ressalta Lauer. Além das orientações, será distribuído um "kit balada" de prevenção, com preservativos masculinos e femininos, gel íntimo e kit bucal (que previne hepatites virais).

IST/Aids

As ISTs são transmitidas de um corpo a outro pelo contato sexual, pelos líquidos vaginais e pelo esperma trocados durante as relações. Essa também é a principal via de transmissão do vírus da Aids, conhecido pela sigla HIV (vírus da imunodeficiência humana). A Aids pode ser contraída pelo sangue (seringas e agulhas contaminadas), pelo leite materno contaminado e da mãe para o bebê durante a gravidez.

Foto Divulgação

CRAS Consolação - Palestra "Falando sobre Sexo

Segundo Lauer é importante falar sobre sexo e prevenção com os jovens. (Ampliar imagem)

Unidades de saúde

Para receber assistência, o primeiro passo é procurar a unidade de saúde do seu bairro. Veja a lista. Os locais estão aptos a oferecer exames e tratamento devido para as IST´s, podendo, inclusive, realizar testes rápidos (resultados em 20 minutos) para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites B e C, com a orientação necessária para a prevenção.

As pessoas com resultado positivo para o HIV são encaminhadas pelas unidades de saúde para o Centro de Referência do Parque Moscoso, onde também irão receber o tratamento. O atendimento é realizado por equipe multidisciplinar, formada por assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, médico, psicólogo, técnicos de laboratório, auxiliar e técnico de enfermagem.

De posse do encaminhamento da unidade de saúde, o munícipe deve agendar a sua consulta diretamente no Centro de Referência, podendo informar-se previamente pelos telefones da recepção: (27) 3132.5108 e 3132.5109

Serviço
Confira os serviços ofertados pelo Centro de Referência para pessoas com idade acima de 14 anos:
• exames de diagnóstico para HIV, hepatite (B e C) e sífilis, com testes laboratoriais e/ou testes rápidos.
• orientação pré e pós-testes.
• assistência às pessoas vivendo HIV e hepatites virais (consultas, medicamentos e exames específicos).
• assistência às IST´s de maior complexidade, quando encaminhadas pelas unidades de saúde.
• atendimento a profissionais vítimas de acidente com material biológico (pérfuro-cortante).
• PEP Sexual (Profilaxia Pós Exposição Sexual) – atendimento de pessoas para a prevenção da infecção após a ocorrência de situação de risco.
• acolhimento e encaminhamento das vítimas de violência sexual.
• promoção de campanhas de prevenção.
• apoio às unidades básicas de saúde nas questões relacionadas a prevenção e assistência às IST´s.
• apoio às OSC (Organizações da Sociedade Civil) e empresas locais relacionado à realização de ações de prevenção.
• disponibilização de medicamentos.
• oferta de preservativos e outros insumos, conforme critérios do serviço.

Menores de 14 anos com problemas de saúde relacionados a HIV/Aids e outras IST´s são atendidos pelo Serviço de Referência Estadual, que funciona no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG).


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site