Notícias

Obra de urbanização da área de queima das paneleiras entra na reta final

Publicada em 03/07/2018, às 17h27

Por Danielly Campos, com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Deyvison Longui


André Sobral
Obras Paneleiras
Tradicional espaço de queima das panelas de barro em Goiabeiras está passando por obras de urbanização

A obra de urbanização do espaço tradicional de queima da panela de barro, em Goiabeiras, está na reta final. A produção desse utensílio de grande importância histórica e cultural para o Estado em breve poderá ser conferida ao vivo por turistas e visitantes.

O espaço já conta com drenagem, pavimentação, espaços para a queima da panela e seis locais para aplicação de tanino, que poderá ser reaproveitado. Há dois reservatórios para a guarda de madeira, além de deques para ancoragem de barcos.

A rua também foi pavimentada e ganhou calçadas acessíveis. Com o novo espaço, as paneleiras terão mais conforto e segurança em seus trabalhos.

O investimento nas obras foi de R$ 506 mil. De acordo com o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Henrique Valentim, essa obra foi realizada pela Multivix como medida compensatória pela ampliação de suas instalações.

"Desenvolvemos o projeto, que transformou esse espaço, que era de chão e contava com uma cobertura pequena e simples. Ele recebeu toda essa infraestrutura, além de iluminação. A faculdade abraçou essa proposta, que valoriza nossa cultura e turismo. Estão em andamento a instalação da cobertura do espaço e outros pequenos ajustes para a entrega às paneleiras", afirmou Valentim.

André Sobral
Obras Paneleiras
Obra teve o objetivo de levar mais conforto e segurança para as paneleiras em seus trabalhos, além de bem-estar para os visitantes

Valorização

Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (CDV), Leonardo Krohling, o Galpão das Paneleiras é o segundo atrativo turístico mais visitado de Vitória e representa nossa história e cultura.

Ele destacou a valorização da área de queima e do entorno. "Com a urbanização da rua e cobertura, será possível oferecer maior conforto. As lenhas terão lugar específico para acondicionamento e o espaço ficará mais organizado", destacou.

Krohling destacou que um deque de madeira e flutuante para embarque e desembarque de visitantes vão transformar o lugar. Ele contou que por ali será possível fazer de barco um belo passeio para a Ilha das Caieiras.


Voltar ao topo da página