Notícias

Número de faltas nas US em janeiro é menor que meta estipulada para todo o ano

Publicada em 08/02/2019, às 08h30

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Tela do serviço Confirma Vitória
Pacientes devem confirmar ou desmarcar as consultas agendadas nas unidades de saúde

O número de pessoas que faltam às consultas agendadas nas unidades de saúde vem caindo regularmente. Em janeiro deste ano, 17,26% das pessoas que confirmaram presença nas consultas não compareceram. Porcentagem 28% menor que no mesmo período do ano passado, quando quase 24% faltaram às consultas.

O percentual médio de faltas no mês passado já está abaixo da meta estipulada para esse ano, de 18%. Um grande número de munícipes, contudo, informou com antecedência que iria faltar e isso possibilitou o reaproveitamento de 5.042 consultas. A confirmação e a desmarcação das consultas são feitas na ferramenta Confirma Vitória.

Em 2018, 74.545 vagas puderam ser reaproveitadas porque os pacientes avisaram que não iriam. Quando isso acontece, imediatamente a vaga retorna para o sistema e outras pessoas podem utilizar.

"Assim que o usuário desmarca a consulta, uma nova vaga é aberta. Mas se a pessoa falta sem avisar, isso representa um desperdício de dinheiro público e uma pessoa a mais que deixa de ser atendida. Quem falta precisa comparecer pessoalmente à unidade de saúde para justificar e conseguir fazer um novo agendamento online", explica a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

Ranking

A unidade com menor porcentagem de faltas no primeiro mês deste ano foi Andorinhas, onde 11,43% dos pacientes marcados faltaram.

Para a diretora da US, Leila Machado, esse resultado é consequência da conscientização da comunidade. "Sempre falamos com nossos usuários sobre a importância de não faltar às consultas ou avisar que não poderão vir, pois a falta significa que deixamos de atender alguém que também precisava. A comunidade está consciente do seu papel nesse processo", explica Leila.

Outras 19 unidades ficaram dentro da meta estipulada para 2019 e tiveram menos de 18% de faltas: Ilha de Santa Maria, Jardim da Penha, Fonte Grande, Bonfim, Vitória, Grande Vitória, Santa Martha, Jesus de Nazareth, Quadro, Bairro República, Itararé, Maria Ortiz, Bairro da Penha, Praia do Suá, Resistência, Santo André e Santa Luíza.

Em todas as 29 unidades houve redução do número de faltosos em comparação com o mesmo período do ano passado.


Voltar ao topo da página