Notícias

Número de documentos perdidos cai pelo segundo mês consecutivo

Publicada em 01/11/2018, às 17h56 | Atualizada em 01/11/2018, às 17h56

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Documentos perdidos na Casa do Cidadão
Moradores podem reaver documentos perdidos na Casa do Cidadão, que concentra atualmente mais de 7,3 mil itens

Pelo segundo mês seguido, a lista com nomes de pessoas com documentos perdidos no Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares teve uma pequena queda. No mês de outubro, foram 7.393, contra 7.580 no período anterior.

O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (1º) e mostra que a Carteira de Identidade ainda é o documento mais perdido, com 4.807 registros.

Em seguida, vêm CPF (758), Carteira de Trabalho (546), Título de Eleitor (495), Certidões (298), CNH (175) e Certificado de Reservista (131). Outros somam 183.

Parceria

Em outubro, foram entregues 25 documentos perdidos. A redução do número de registros aconteceu após uma parceria com a Polícia Civil. Com a iniciativa, a equipe da Casa do Cidadão passa a acessar o banco de dados de Identificação Civil da corporação.

Com isso, é possível entrar em contato diretamente com as pessoas que perderam a Carteira de Identidade, informando e orientando sobre como recuperá-la.

"Através do cadastro, também é possível identificar quem já emitiu outro RG. Dessa forma, quando não conseguimos contato, mas identificamos que ela já emitiu outro documento recentemente, retiramos o nome dela da lista automaticamente e encaminhamos o documento para o Departamento de Identificação da Polícia Civil", explicou a coordenadora da Casa do Cidadão, Flávia Ribeiro.

Ainda de acordo com a coordenadora, há situações ainda em que a própria pessoa que já fez outro documento autoriza a retirada do documento da lista.

"Esse trabalho nos possibilita uma atuação mais resolutiva na entrega dos documentos, pois, assim que o documento chega, já entramos em contato com quem perdeu", concluiu.


Voltar ao topo da página