Notícias

Novo itinerário do fumacê contempla 53 bairros neste mês

Publicada em 06/10/2017, às 12h55 | Atualizada em 23/10/2017, às 07h02

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Raimundo Nonato/CVSA
Fumacê
Carro fumacê já iniciou novo itinerário de combate aos mosquitos Aedes aegypti

O novo cronograma do carro fumacê (UBV pesado) irá contemplar 53 bairros de Vitória neste mês. A aplicação do inseticida para combater os mosquitos teve início na noite da última segunda-feira (2), pelos bairros Jesus de Nazareth, Mário Cypreste, do Quadro e Cabral.

O fumacê circula em dois horários diferentes: das 3 às 6 horas ou das 19 às 22 horas. Nesta segunda (9), será a vez de Itararé, São Benedito e Nova Palestina. 

O itinerário foi elaborado considerando a incidência dos casos notificados das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (especialmente a chikungunya), o monitoramento das armadilhas de captura de mosquitos e as reclamações recebidas pelo Fala Vitória 156.

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento do Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV).

Tratamento e cuidados

Além dessas ações, a Prefeitura realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns, com aplicação de larvicida biológico, e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.

Como o mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a prevenir a doença. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas.

Check list

Os moradores também podem fazer o check list para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo lembra de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.


Voltar ao topo da página