Notícias

Novo império faz homenagem ao Sindicato dos Estivadores

Publicada em 04/02/2018, às 00h32

Por Lívia Albernaz, com edição de Alexandre Lemos


Leonardo Silveira
Desfile da Escola de Samba Novo Império no Carnaval 2018
A escola levantou a avenida e espera em 2018, levantar pela primeira vez a taça do Grupo Especial
Leonardo Silveira
Desfile da Escola de Samba Novo Império no Carnaval 2018
A escola, nos últimos anos, vem assumindo através de seu samba uma postura de combate a exclusão

A escola Novo Império, de Caratoíra em Vitória, foi a segunda agremiação a entrar na avenida na segunda noite do Carnaval de Vitória. A escola foi fundada por estivadores na década de 50, e por isso, homenageou o sindicato da categoria. O samba-enredo "No vai e vem do mar, lá se vão 100 anos do sindicato dos estivadores", contou a história dos trabalhadores e do Porto de Vitória.

A agremiação das cores azul, rosa e branco, e tem como símbolo uma coroa defendida por leões, fez a alegria no Sambão do Povo, com três carros alegóricos, 18 alas e 1.300 componentes. Além de contar a história do Sindicato dos Estivadores, também teve destaque a chegada do samba em Vitória. Toda história foi abordada em suas alas e fantasias: africanos, celulose, trigo, café entre outros.

A escola, nos últimos anos, vem assumindo através de seu samba uma postura de combate a exclusão, marcada pela escolha de assuntos de relevância para a sociedade.

Animação e emoção

Os componentes da agremiação conseguiram levantar a avenida. O aposentado João Cosme veio diretamente da cidade de Santa Teresa para desfilar pela primeira vez no carnaval capixaba. "Eu não sei descrever o que estou sentindo. É uma emoção muito forte", conta.

Emoção também marcou o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Ângelo e Brunella. Ele que desfilou pela primeira vez declarou seu amor à escola. "Ensaiamos muito, temos aquele medo de errar, claro. Mas estamos firmes e com o coração forte", relata.

A escola levantou a avenida e espera em 2018, levantar pela primeira vez a taça do Grupo Especial.


Voltar ao topo da página