Notícias

Novo Império abre os desfiles de sábado com brilho, garra e medicina alternativa

Publicada em 18/02/2017, às 22h23

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Carnaval 2017 - Escola de Samba Novo Império
A Novo Império trouxe um Carnaval muito colorido para a avenida
André Sobral
Carnaval 2017 - Escola de Samba Novo Império
As alas representavam personagens tradicionais da cultura popular

Começou a segunda noite de desfiles das escolas de samba no Sambão do Povo, em Vitória. Na avenida, escolas do grupo especial. E abrindo os desfiles, a escola Novo Império, que retornou esse ano ao Grupo Especial.

Com garra, danças e muito brilho, a escola luta para se manter na elite do samba e até mesmo ganhar pela 7ª vez o título de melhor escola de samba do Espírito Santo. Cerca de 1500 pessoas participaram do desfile da Novo Império, que se apresentou com 20 alas.

A escola levantou o sambódromo cantando o enredo “A cura para o mundo está aqui! Vitória, um manto cheio de esperança”, trazendo a medicina alternativa como o tema principal. A escola contou como a natureza está presente na medicina, desde o início da história da humanidade, nos diferentes povos, até os dias atuais, na indústria farmacêutica.

O abre-alas da azul, branco e rosa foi o “Floresta Sagrada de Ossain”, homenageando o Orixá que, segundo o candomblé, realiza milagres, traz progresso e riqueza utilizando folhas. A porta-bandeira Amanda Ribeiro e o mestre-sala Sandro Souza defenderam maravilhosamente as cores azul, branco e rosa da Novo Império.

Os carros alegóricos homenagearam a sabedoria indígena e os conhecimentos populares como ervas, rezas e crendices. Já o último carro da escola de Caratoíra remeteu à medicina moderna. Todo feito de dutos de ar condicionados, a escola aborda a relação entre a natureza e a indústria farmacêutica na produção de remédios, xaropes e produtos de higiene e cosméticos.

As alas coreografadas foram montadas pelo renomado Andrezinho Castro.  A ala das crianças trouxeram personagens como o Zé Gotinha, o soro caseiro e outros símbolos da saúde infantil.

André Sobral
Carnaval 2017 - Escola de Samba Novo Império
A bateria imprimiu o ritmo da escola, que saiu da avenida com alguns minutos de atraso
André Sobral
Carnaval 2017 - Escola de Samba Novo Império
Cores para destacar as plantas medicinais e a medicina alternativa

Voltar ao topo da página