Notícias

Novo Conselho Municipal de Cultura toma posse na Fafi

Publicada em 16/05/2019, às 16h57 | Atualizada em 16/05/2019, às 16h57

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Posse do conselho municipal de política cultural
Prefeito Luciano Rezende deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC)
Diego Alves
Posse do conselho municipal de política cultural
"Os conselhos são a alma deste governo. São quase três mil conselheiros em todas as áreas da Prefeitura de Vitória", disse o prefeito

O novo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) tomou posse na tarde desta quinta-feira (16), no auditório da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, localizada no Centro Histórico.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, foi quem deu posse aos novos conselheiros. Ele destacou a importância dos conselhos para a gestão da cidade. "Os conselhos são a alma deste governo. São quase três mil conselheiros em todas as áreas da Prefeitura de Vitória. O conselho é uma fonte de conhecimento e oxigena qualquer governo. Nosso governo é uma gestão compartilhada, é um governo horizontal, em rede. Boa gestão é um ato coletivo".

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, também participou da solenidade.

Nova gestão

Na cerimônia de posse, o servidor público Sebastião Ribeiro Filho e o jornalista e escritor José Roberto Santos Neves foram eleitos, respectivamente, os novos presidente e vice-presidente para o biênio 2019/ 2020.

Composição 

O Conselho Municipal de Cultura é formado por 26 conselheiros, efetivos e suplentes, representando o poder público e a sociedade civil. São 11 membros da Prefeitura, um da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e um do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A sociedade civil é representada por 13 integrantes, escolhidos por entidades ou áreas culturais de Vitória, como: artesanato, teatro, dança, circo, música, literatura, patrimônio e arquitetura, audiovisual, artes visuais, instituição não governamental, agremiação carnavalesca, cultura popular e Conselho Popular de Vitória (CPV).

O mandato, não remunerado, é de dois anos, sendo possível somente mais uma nomeação.

Atribuições

Entre as competências do CMPC, estão a formulação, o acompanhamento e a análise da política de desenvolvimento cultural de Vitória. Também é de responsabilidade do conselho fiscalizar as ações de cultura na capital, emitir e analisar pareceres sobre questões ligadas à área e colaborar na articulação das iniciativas entre organismos públicos e privados.

As reuniões do conselho acontecem normalmente na 2ª terça-feira de cada mês. Quando necessário, são marcadas também as reuniões extraordinárias, convocadas por sua presidência ou solicitadas por dois terços de seus membros.

Diego Alves
Posse do conselho municipal de política cultural
Posse dos novos conselheiros aconteceu no auditório da Fafi
Diego Alves
Posse do conselho municipal de política cultural
Secretário Francisco Grijó também participou da solenidade

Voltar ao topo da página