Notícias

Novembro Azul: unidades de saúde fazem ações de promoção da saúde do homem

Publicada em 06/11/2017, às 11h58

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Atendimento em Unidade de Saúde
Unidades de saúde promovem variadas ações de promoção da saúde do homem

Com o objetivo de ampliar a conscientização da população masculina sobre as diversas questões e agravos de saúde que atingem os homens, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem adotado medidas e ações de prevenção durante todo o ano.

Tanto no Novembro Azul quanto nos demais meses, todas as 29 unidades de saúde (US) estão aptas a receber o público masculino, oferecendo diariamente consultas médicas, vacinas, pedidos de exames laboratoriais, prevenção em saúde bucal, dispensação de medicamentos e teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C.

Além disso, em algumas US são ofertados planejamento familiar, rodas de conversa, grupo de homens, Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT), pré-natal para homens, entre outros serviços.

Grupo de Homens

A Unidade de Saúde (US) de Consolação mantém o Grupo de Homens, que, desde 2011, auxilia as pessoas a encontrar um meio de diálogo e inclusão familiar e social.

O objetivo é trabalhar a prevenção do alcoolismo e a promoção da saúde, com foco na redução do consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas. O grupo se reúne às quintas-feiras, às 8 horas, na própria unidade, e desenvolve diversas atividades.

Vasectomia

A Semus também passou a oferecer, desde a implantação dos Serviços de Referência em Direitos Sexuais e Reprodutivos de Vitória, no Centro Municipal de Especialidades de São Pedro, em setembro de 2015, a cirurgia de vasectomia.

No último ano, foram realizados 163 procedimentos de vasectomia na capital. Este ano, de janeiro até o momento, foram 136 cirurgias.

A cirurgia é ofertada pela Semus para homens com mais de 25 anos ou que já tenham pelo menos dois filhos. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve procurar a unidade de saúde mais próxima, onde deverá participar das ações do programa de planejamento familiar, e será encaminhado ao Centro de Especialidades para avaliação do urologista

Camisinha

A Semus oferta preservativos masculinos e femininos, conhecidos como "camisinha", em todas as suas unidades. 

Disponibilizar preservativos é uma tarefa importante da rede pública para a saúde da população, pois o seu uso constante é o método mais eficaz para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, como a Aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, dentre outras, além de evitar uma gravidez não planejada.


Voltar ao topo da página