Notícias

Notifica Vitória: novo serviço no portal da PMV para profissionais da saúde

Publicada em 19/08/2019, às 16h08 | Atualizada em 19/08/2019, às 17h26

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Notifica Vitória
Profissionais de saúde podem registrar on-line todas as situações de doenças, agravos e eventos de notificação compulsória (ampliar)

Vitória ganhou mais uma ferramenta inédita para os serviços de saúde da capital: Notifica Vitória. Com a novidade, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais que atuam em hospitais, clínicas, laboratórios ou consultórios - particulares ou ligados a entidades públicas - poderão notificar, de forma on-line, à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) todas as situações de doenças, agravos e eventos de notificação compulsória.

A implantação desse novo dispositivo contribuirá para o efetivo cumprimento da portaria do Ministério da Saúde nº 204/2016.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comério, explica que, antes dessa ferramenta, as notificações eram encaminhadas à Semus por fax, e-mail ou correspondência.

"O avanço desse sistema é que o preenchimento da ficha de notificação passa a ser todo digital e permite que as informações cheguem em tempo real ao Serviço de Vigilância Epidemiológica. Isso trará para esses profissionais um acesso mais ágil às notificações compulsórias", informa.

A secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, ressalta que o acesso mais rápido das notificações pela autoridade sanitária permite a tomada de decisões importantes e intervenções em um tempo mais oportuno. "O novo dispositivo permite que os agravos ou eventos de notificação compulsória sejam encaminhados pelos profissionais de saúde à Semus em tempo real", explica.

"Do ponto de vista da saúde pública, a notificação on-line vai subsidiar com maior agilidade a adoção de estratégias que possibilitem intervenções eficientes para prevenção e controle de ameaças à saúde que precisam ser detectadas e controladas em seus estágios iniciais", reitera Cátia.

A ferramenta foi desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI).


Voltar ao topo da página