Notícias

Mutirão de vacinação contra gripe mobiliza profissionais da saúde em Vitória

Publicada em 06/05/2019, às 15h54

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Dia D de vacinação contra gripe
Dia D de vacinação contra a gripe aconteceu no último sábado em 28 unidades de saúde de Vitória
Divulgação Semus
Dia D de vacinação contra gripe
Mutirão de imunização contra influenza contemplou pacientes do público-alvo

Para imunizar as 10.222 pessoas no Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe, no último sábado (4), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disponibilizou 28 salas de vacina nas unidades de saúde de Vitória, envolvendo dezenas de profissionais. 

"A opção de abrir as unidades de saúde no sábado foi uma forma de atingir o público que não pode comparecer durante a semana. Graças aos profissionais de saúde, temos conseguido vacinar um número expressivo de pessoas. Todos os servidores se empenharam e trabalharam comprometidos com a missão do dia, que era vacinar 10 mil pessoas no município. E o dia foi um sucesso por onde passamos", apontou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Balanço

Até agora, 64.188 pessoas do público-alvo foram imunizadas, o equivalente a 60,13% da cobertura vacinal no município.

A campanha contempla trabalhadores de saúde; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos ou 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias); idosos com 60 anos ou mais de idade; professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; e profissionais militares e civis da ativa.

Divulgação Semus
Dia D de vacinação contra gripe
Divulgação Semus
Dia D de vacinação contra gripe

Campanha 

A vacinação contra influenza continua até o dia 31. A meta é imunizar 105 mil pessoas. Em Vitória, as pessoas devem agendar o dia e o horário para se vacinar.

A imunização pode ser feita em qualquer uma das 28 unidades de saúde que possuem sala de vacina. São elas: Andorinhas, Ilha das Caieiras, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, Bairro da Penha, Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão, Forte São João, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Conquista e Itararé.

Agendamento

Para quem ainda não foi imunizado, basta acessar o endereço agendamento.vitoria.es.gov.br. No ícone "Escolha o serviço", selecione a categoria "Saúde" e, em "Selecione o Serviço", clique sobre o seu respectivo grupo de vacinação (manhã ou tarde).

Caso algumas pessoas tenham dificuldade em acessar o sistema, principalmente os idosos, as unidades de saúde estão preparadas para acolher os pacientes e auxiliar a fazer o agendamento online.

Divulgação Semus
Dia D de vacinação contra gripe
Divulgação Semus
Dia D de vacinação contra gripe

Voltar ao topo da página