Notícias

Música e poesia ajudam nos cuidados com a saúde mental na US de Alagoano

Publicada em 14/12/2017, às 13h06 | Atualizada em 14/12/2017, às 16h33

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Sarau Poético e Musical US do Alagoano
Sarau Poético e Musical levou muita emoção para a Unidade de Saúde de Alagoano

Com música e poesias, a Unidade de Saúde (US) Ariovaldo Favalessa (Alagoano) recebeu, na manhã desta quinta-feira (14), usuários e trabalhadores para o 2º Sarau Poético e Musical. O evento teve como objetivo promover a humanização do cuidado com a saúde mental e a aproximação das famílias e da comunidade.

Participantes que são atendidos nos grupos de atividade física, pais, acolhimento à saúde mental e gestantes - todos ofertados no local -, puderam mostrar seus talentos e trocar experiências.

Para o diretor da US, Rodrigo Scarabelli, foi mais um momento de valorização e acolhimento. "Não é só remédio que cura. Aqui nós temos um cuidado humanizado, com um tratamento vinculado ao afeto e às potencialidades das pessoas", disse.

Superação

O grupo de Mulheres Unidas de Caratoíra (Muca), que existe há dois anos na US, promoveu um bazar solidário e venda de artesanatos produzidos pelas integrantes. A aposentada Tereza Nandolpho contou como se descobriu após iniciar as atividades no projeto.

"Eu estava muito desanimada quando cheguei aqui. No grupo, eu descobri que gosto de ensinar. Para mim, é gratificante e motivador ensinar às outras pessoas um pouco do que aprendi. Aqui também podemos compartilhar as experiências e conhecer um pouco da história de vida das outras mulheres. Vejo que muitas delas são guerreiras" disse.

Outro exemplo de superação e força é o usuário da rede Sérgio Nogueira, que se apresentou tocando violão. Sua mãe, a aposentada Maria José Nogueira, atuante do grupo de Saúde Mental, disse que ele desenvolveu a esquizofrenia aos 15 anos e participar do projeto fez com que ela soubesse lidar melhor com a situação.

"Hoje, o Sérgio tem 47 anos, e participar do grupo fez ele se desenvolver ainda mais. Hoje, ele parece ser outra pessoa, ter outra mente", relatou.

Talentos

A servidora Sônia Simões sempre escreveu poesias. Foi de um livro de autoria própria, de 1975, que ela retirou a poesia recitada "Precisa-se de um amigo". "Eu era mais feliz quando lia e escrevia, me recordo que via o mundo de outra forma. Depois deste momento, vou voltar a escrever".

No evento, também houve apresentações do coral da US, com a música "Aquarela" (Toquinho), do grupo de balé Jaciara Pastorini e violino, voz e violão.

Para a psicóloga Paola Pertele, trazer talentos locais é uma forma de fortalecer os vínculos com a unidade, além de valorizar os trabalhadores e usuários da comunidade. "Essas ações de prevenção ajudam não apenas o bem-estar físico, como o mental também. A alegria e o amor também curam".


Voltar ao topo da página