Notícias

Museu do Pescador recebe exposição que aborda brincadeiras infantis

Publicada em 06/08/2018, às 14h45 | Atualizada em 06/08/2018, às 14h47

Por Leo Vais, com edição de Deyvison Longui


Foto Divulgação
Brincantes da Ilha
A mostra surgiu a partir do contato da artista Ana Lúcia Gonçalves com os moradores da região da Ilha das Caeiras.

O lado lúdico das brincadeiras das crianças da Ilha das Caieiras foi a inspiração da artista Ana Lúcia Gonçalves para a exposição “Brincantes da Ilha”.

A exposição estará aberta ao público nesta quarta-feira (08), a partir das 19 horas, no Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio”.

O trabalho surgiu do paralelo entre as brincadeiras de antigamente e a forma como as crianças de hoje se relacionam com esse universo.

“As obras produzidas foram inspiradas principalmente nas brincadeiras de rua das crianças da Ilha das Caieiras.

O brincar livre, atividade que não se faz muito comum na atualidade, como as questões tecnológicas, a liberdade do brincar e sentir-se pertencer ao lugar onde vive”, explica a artista.

A mostra surgiu a partir do contato de Ana Lúcia com os moradores da região. “Foram feitas visitas e entrevistas junto à comunidade para obter essas respostas e criar um imagético que ligue o passado ao presente. Essa vivência possibilitou a criação de cada obra”, ressaltou.

A exposição apresenta 11 obras: quatro pinturas em técnicas de aquarela e bordado, dois retratos bordados em formato médio, três objetos em dimensões menores e um vídeo poético do processo de criação da mostra. Na abertura, acontecerá uma performance seguida de instalação.

Segundo a artista, o público pode esperar uma exposição com grande carga afetiva, com pinturas, bordados em cores vibrantes, imagens de brincadeiras infantis, objetos que remetem ao universo do brincar e a identidade pessoal dos habitantes e visitantes da região da Ilha das Caieiras.

Foto Divulgação
Brincantes da Ilha
Os trabalhos retratam o lado lúdico das brincadeiras de antigamente e a forma como as crianças de hoje se relacionam com esse universo.

“Desejo que o espectador mergulhe nas suas lembranças de infância através das obras”, enfatizou.

Oficina

Dentro da programação da exposição será oferecido um curso de bordado livre com uma oficina inaugural no dia 27 de agosto, das 8h às 11h30 e, durante o mês de setembro, outras quatro oficinas sempre no mesmo horário.

As inscrições são gratuitas e acontecem a partir desta quinta-feira (09), no Museu do Pescador. Para se inscrever é necessário ter idade mínima de 15 anos com disponibilidade para frequentar as aulas. Vagas limitadas.

Edital

O projeto "Brincantes da Ilha" é um dos trabalhos contemplados no edital de seleção de projeto de ocupação do Museu do Pescador, ano 2017/2018, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).

“Dentre as inúmeras importâncias de um edital de ocupação está à aproximação do público do entorno com a vivência cultural, levar ao conhecimento público os artistas locais e suas produções, bem como o desenvolvimento da cultura local para a divulgação desses espaços culturais”, disse Ana Lúcia.

Serviço
Brincantes da Ilha
Abertura: 8 de agosto (quarta-feira), às 19 horas.
Visitação: até 14 de outubro. Terça a sexta, das 13h às 17 horas, e sábados e domingos, das 11h às 15 horas

Onde: Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" - Museu do Pescador
Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095

Aberto ao público
Classificação Livre


Voltar ao topo da página