Notícias

Museu do Pescador recebe exposição "Memórias, Fatos e Fotos"

Publicada em 21/06/2017, às 16h45 | Atualizada em 21/06/2017, às 16h45

Por Leo Vais, com edição de Josué de Oliveira


Douglas Schneider
Fachada do Museu do Pescador na Ilha das Caieiras
A exposição fica no Museu do Pescador até o dia 21 de julho

Os moradores da Ilha das Caieiras retratados pelo olhar de estudantes de uma escola municipal da região. Esta é a premissa da exposição “Memórias, Fatos e Fotos”, trabalho coletivo organizado pela professora Paula Almeida, e que está em cartaz no Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel Passos Lyrio" (Museu do Pescador), até o dia 21 de julho.

Em 2013, os alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lacerda de Aguiar, orientados pela professora de Arte, entrevistaram moradores da Ilha das Caieiras. A proposta era potencializar a leitura e a escrita dos adolescentes, além de conhecer a história do lugar através de narrativas, fatos e memórias de quem ajudou a construir aquela região.

Entre os personagens retratados estão pescadores, desfiadeiras e comerciantes que fazem da região espaço de moradia e trabalho.

“Nossas crianças perceberam que, acima de tudo, as histórias contadas chegavam carregadas de emoção, nostalgia e por um forte apego à Ilha, reforçando a ideia de pertencimento e de identificação destas pessoas com o lugar” explicou Paula.

Serviço
“Memórias, Fatos e Fotos”
Quando: até 21 de julho. Terça a sexta, das 12 às 17 horas. Sábado e domingo, das 12 às 16 horas.
Onde: Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" - Museu do Pescador - Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095
Aberto ao público


Voltar ao topo da página