Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Muros da Casa do Cidadão começam a ganhar cores e alerta para consumo consciente

Publicada em 06/10/2017, às 17h50

Por Josué de Oliveira (jgoliveira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid

Muros da Casa do Cidadão

Artistas estão fazendo um grafite que trata dos direitos humanos nos muros da Casa do Cidadão (Ampliar imagem)

Muros da Casa do Cidadão

Objetivo da intervenção artística é chamar atenção dos jovens e da população para o consumo consciente e sustentável (Ampliar imagem)

Quem passa em frente ao Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão, já percebe uma movimentação diferente no local. Um grupo de artistas começou a dar um colorido especial ao espaço, localizado em Itararé. O objetivo é chamar atenção dos jovens e da população para o consumo consciente e sustentável.

A ação faz parte das atividades alusivas aos 27 anos de criação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e visa destacar questões ligadas aos direitos humanos. Os responsáveis pelo trabalho são os artistas Art Oi, Chic e Fel Vint2.

O grafite vai colorir uma área de 100 metros quadrados (três paredes da Casa do Cidadão), com previsão de ser concluído nesta próxima terça-feira (10), quando haverá apresentações culturais e uma roda de conversa com os coletivos de juventudes para debater o tema "Juventude, Consumo e Sustentabilidade".

Curiosidade

O grafiteiro Art Oi conta que, desde segunda-feira (2), quando o trabalho foi iniciado, a população que passa pelo local tem parado para acompanhar o trabalho. "As pessoas passam aqui, perguntam sobre o desenho e até os motoristas passam buzinando aprovando a iniciativa", contou.

Art Oi contou que a pintura vai continuar sendo feita também durante o fim de semana para que dê tempo de concluir o trabalho na data marcada.

Direitos

A gerente do Procon Municipal, Herica Correa Souza, contou que a proposta é chamar a atenção de quem vive na correria do dia a dia, em especial os jovens, para a importância de conhecer seus direitos e deveres básicos e fundamentais, nos quais se inclui o direito do consumidor. "Vamos utilizar a arte do grafite para conversar com a população sobre um assunto importante na linguagem da juventude", disse.

Ela acrescentou que o Procon quer também trazer discussões importantes para o cotidiano dos jovens consumidores. "Acreditamos que, com essa intervenção urbana, aumentamos a possibilidade de inserir nas rodas de conversa dos jovens e da população temas como direito do consumidor, direitos humanos, consumo consciente, sustentável e responsável. Sem falar que abrimos mais um espaço de reflexão na cidade", destacou Herica.

Conscientização

A coordenadora de Políticas e Direitos da Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Aline Passos, declarou que a manifestação cultural é importante para afirmação da cidadania e será uma forma de conscientização sobre a influência do consumo na vida dos jovens.

"O jovem sofre diariamente um assédio grande para a aquisição de bens ou serviços. E essa intervenção pretende alertá-los exatamente da necessidade e da importância de um consumo consciente e sustentável", pontuou.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site