Notícias

Municípios criam fórum para ações de turismo de forma metropolitana

Publicada em 16/06/2017, às 13h03 | Atualizada em 19/06/2017, às 14h40

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Arquivo PMV SECOM
Panorâmica de Vitória
Fórum irá debater ações para fomentar o turismo na Região Metropolitana de Vitória

Os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica se uniram para retomar as ações que envolvem o setor turístico, por meio do Fórum de Secretários de Turismo da Região Metropolitana. A proposta é debater, mensalmente, os rumos desse segmento na Grande Vitória.

"O que nos une é a promoção. Então, queremos divulgar o turismo da Grande Vitória para fora do Estado e do País, além de dinamizar os projetos entre os municípios que possuem atrativos que se complementam", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, que adiantou que, em breve, irá ocorrer uma reunião para definição da interlocução conjunta nessa instância de governança.

"É muito importante que seja recriada a instância de governança da Região Metropolitana para que os municípios possam, em parceria com a iniciativa privada e terceiro setor, decidir e conduzir o desenvolvimento turístico da nossa região. Nesse primeiro momento, acredito que uma instância de governança no formato de fórum é a opção mais adequada", apontou o susecretário de Turismo de Vila Velha, Carlos Von.

"Com esse fórum, vamos poder discutir políticas públicas para o setor de turismo, com foco na geração de emprego e renda e, também, na busca do fortalecimento do segmento na Região Metropolitana. Além disso, será possível promover uma troca de experiências e de governança em relação ao turismo", enfatizou a secretária de Turismo da Serra, Sandra Gomes.

Interlocução

Ainda de acordo com Krohling, os secretários municipais de Turismo têm poder de decisão sobre a instância de governança no fórum. "Queremos definir o interlocutor em consenso. Temos expectativa de que na primeira reunião, prevista para o início de julho, consigamos avançar", completou.

A instituição do Fórum de Secretários de Turismo da Região Metropolitana já foi comunicada à Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e ao Ministério do Turismo (Mtur), que apoia a iniciativa por meio de política pública de regionalização do turismo, visando disseminar a organização do desenvolvimento turístico em região e não só dentro do município, a partir da criação de produtos integrados.


Voltar ao topo da página