Notícias

Mulheres negras são homenageadas na exposição "Dandaras" no Mucane

Publicada em 08/08/2017, às 16h39 | Atualizada em 09/08/2017, às 14h36

Por Leo Vais, com edição de Leo Vais


Divulgação Semc
Exposição Dandara
Exposição tem a proposta de dar visibilidade às mulheres negras e valorizar a promoção da igualdade racial

A luta e a representatividade da mulher negra na educação são a inspiração para a mostra fotográfica "Dandaras: Mulheres Negras da Educação", que abre para o público nesta quinta-feira (10), a partir das 18 horas, no Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane). Além disso, haverá show da cantora Monique Rocha e performance da atriz Inácia Freitas.

A exposição tem a proposta de dar visibilidade às mulheres negras que atuam no fomento da educação para as relações étnico-raciais, além de contribuir para o debate e a execução de políticas públicas da educação básica.

O evento faz parte das comemorações pelo Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e pelo Dia Nacional da Mulher Negra, instituído no ano de 1992 e comemorado em 25 de julho. A data é um marco da resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe e tem o objetivo de dar reconhecimento à presença e à luta das mulheres negras.

A exposição "Dandaras: Mulheres Negras na Educação" é uma realização do Sindiupes, com apoio do Instituto Das Pretas e da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e do Mucane.

Divulgação Semc
Exposição Dandara
Mulheres retratadas na exposição são mencionadas como descendentes de Dandara de Palmares

Quem foi Dandara?

As mulheres retratadas na exposição são mencionadas como descendentes de Dandara de Palmares, um ícone da história do povo negro no Brasil. Esposa de Zumbi dos Palmares, ela foi uma guerreira que lutou pela liberdade.

Sua memória, por muito tempo esquecida pela história oficial, ainda hoje é pouco evidenciada. Mas sua luta ganha novo sentido e valor a cada mulher negra contemporânea que rompe com os grilhões invisíveis do racismo e levanta a bandeira da resistência e de luta pela promoção da igualdade racial.

Serviço
Exposição "Dandaras: Mulheres Negras da Educação"
Abertura: quinta-feira (10), às 18 horas. Visitação: até 10 de setembro. Terça a sexta, das 12 às 19 horas.
Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica Pas" – Mucane – avenida República, 121, Centro (veja no mapa)
Aberto ao público

Voltar ao topo da página