Notícias

Mucane recebe Semana de valorização da cultura africana

Publicada em 24/06/2017, às 09h00

Por Leo Vais, com edição de Josué de Oliveira


Andre Sobral
MUCANE
A programação no Mucane inclui mesas-redondas, workshops e vivências explorando assuntos como gastronomia, empreendedorismo e tecnologia

Com a proposta de apresentar uma imagem construtiva do continente africano, acontece entre os dias 26 e 30 de junho, no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), a II Semana Pan-Afrikana em Vitória que terá como lema central "Afrika Vive: Restabelecimento, Poder Preto e Emancipação", evento realizado pela Organização Pan-Afrikana Irmandade Azkari Bantu.

A programação inclui mesas-redondas, workshops e vivências explorando assuntos como gastronomia, empreendedorismo e tecnologia. Além de atividades voltadas para o público infantil e apresentações culturais como o show da Banda de Congo Vira Mundo, Sarau Pan-Afrikano e o lançamento do livro "Manuscritos da Assata Shakur", de Assata Shakur.

“A importância da realização deste evento é mostrar que o pan-afrikanismo não é um conceito novo e que ele é um movimento de massa com finalidade de unir todos povos pretos do mundo para busca dos objetivos em comum” – afirma o organizador do evento, Ynnamileh Bennu S’Ankh.

Solidariedade

Criada em maio de 2015, em Vitória, a Organização Irmandade Azkari Bantu é uma organização civil sem fins lucrativos formada por estudantes africanos autorreconhecidos no Espírito Santo.

A proposta do grupo é, entre outras, trazer e mostrar ideias construtivas sobre o continente africano, promover a solidariedade e o coletivismo entre os povos pretos e fortalecer a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

“O foco será mantido na formação intelectual e atuação prática. Pretendemos sair deste evento com algumas exigências que serão cumpridas e com algumas ideias que serão colocadas em prática”, completou Ynnamileh.

Inscrições

Para participar dos workshops é necessário se inscrever através de um formulário que pode ser acessado AQUI. Confira a programação completo do evento AQUI.

Serviço
II Semana Pan-Afrikana em Vitória
Quando: de 26 a 30 de junho, segunda a sexta-feira
Onde: Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane), Avenida República, nº 121- Centro
Aberto ao público


Voltar ao topo da página