Notícias

Mucane recebe performance literária nesta sexta-feira

Publicada em 23/06/2017, às 14h40 | Atualizada em 23/06/2017, às 14h41

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Elizabeth Nader
Museu do Negro Mucane
O Museu do Negro estará aberto a partir das 19 horas para o encontro literário

Palavras, palavras e mais palavras. Palavra para pensar, sentir e emocionar. Essa é a proposta do evento Slam Botocudos, organizado pelo Coletivo Literatura, que acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 19 horas, no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), no Centro de Vitória.

Slam é uma batalha de poesia falada, ou spoken word, evento que pretende incentivar a criação poética, a oralidade e os encontros e, desta forma, contribuir para o cenário da poesia contemporânea. O objetivo é reunir artista de diversas áreas que tenham ligação com a escrita: como poetas, escritores, músicos, além de pessoas que gostam de falar e ouvir poesia.

As apresentações acontecem por meio de uma performace de leitura, similar a um sarau, onde cada participante tem três minutos, sem acompanhamento musical ou de adereços cênicos para apresentar seu trabalho. Além disso, quem avalia os participantes é o próprio público.

A participação é livre. Para participar o poeta, slammer, precisa ter pelo menos três textos autorais que não extrapolem no limite de três minutos.

Slam

O Slam Botocudos surgiu em 2016 e deste então promove batalhas mensais de poesia em diferentes espaços da Grande Vitória. A competição faz parte do circuito Slam BR, que acontece em todo o Brasil, na cidade de São Paulo, com uma série de atividades literárias.

Está é a primeira vez que o Espírito Santo terá um representante na competição. Para a final estadual serão selecionados poetas em três slams que acontecem no Estado: o Slam Artevista (Barra do Jucu-vv), Slam Ocupa (Vitória), e o Slam Botocudos. A final no Slam BR vale uma vaga para a competição na Copa do Mundo de Poesia, que acontece na França.

Sobre o movimento slam poetry:

Os encontros de “slam poetry” foram idealizados em 1985 pelo norte-americano Marc Smith. Poeta e operário da construção civil, Smith passou a realizar os recitais de poesia em um clube de jazz de Chicago, com a intenção de trazer “novos ares ao formato de leitura de poesia”, onde qualquer pessoa pode subir ao palco e apresentar seu texto.

Tão logo o evento se popularizou, Smith definiu as regras para sua realização. A estrutura básica é a de um open mic [microfone aberto], onde os performers apresentam textos próprios, num determinado período de tempo (geralmente, três minutos). Ao final, o público escolhe quais foram as melhores interpretações. 

Em 1986, os encontros de “slam poetry” se espalharam por outras cidades dos Estados Unidos, o que levou a criação de uma grande competição anual nacional, a National Poetry Slam. Após tornar-se pop, a prática do “slam” foi tema do documentário, Slam Nation; um filme “Slam”, obra de Marc Levin premiada com o Grande Prêmio do Júri no Sundance Film Festival, e a Câmera d'Or.

Serviço
Slam Botocudos
Quando: Sexta-feira (23), a partir das 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane), Avenida República, nº 121- Centro
Aberto ao público


Voltar ao topo da página