Notícias

Mucane recebe Griôs da Dança nesta quinta

Publicada em 22/08/2017, às 15h44

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semc
Griôs da dança
Grupo Griôs da Dança é formado por mulheres que dançam e contam histórias

A palavra "Griô" simboliza a tradição de contar histórias, de ensinar e aprender conjuntamente. Com a proposta de levar essa metodologia para o universo da dança, acontece nesta quinta-feira (24), às 19 horas, no Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), a roda de conversa com o grupo “Griôs da Dança”, mediada pela profissional da dança afrobrasileira Ariane Meireles.

O grupo é formado por mulheres que dançam e contam histórias. Os encontros são abertos e gratuitos e têm como público-alvo mulheres com mais de 40 anos que desejam compartilhar suas vivências, além de dançar.

"É para essas mulheres que o encontro é pensado, desde as conversas até as danças. Os encontros recebem, no entanto, mulheres de qualquer idade e também homens. Importa dizer que todas as pessoas podem participar, mas todo o encontro é voltado para as mulheres com mais idade", explica Ariane.

Como são os encontros

Os encontros começam com um círculo, em que são convidadas, simbolicamente em pensamento ou palavras, mulheres que tiveram ou têm grande expressão na vida de cada uma. Na sequência, acontece a contação de histórias, a primeira função de uma Griô. Finalizando o encontro, ainda em círculo, espaço onde todos os participantes se veem no mesmo plano e ângulo, é realizada a tradição civilizatória africana da circularidade.

Além do encontro no Mucane, a proposta é levar as rodas de conversa para outros lugares. "As Griôs se conduzirão por alguns bairros da Grande Vitória, onde haja mulheres interessadas em encontrar-se com outras que levarão o que têm de melhor em si para compartilhar. A ideia é que cada uma das Griôs da Dança abra espaço em sua comunidade para que aconteça o encontro", disse Ariane.

Ariane Meireles

Ariane Meireles é capixaba e profissional da dança afrobrasileira desde a década de 1980. Participou de importantes grupos do gênero, como Axé de Obá, Abi Dudu e NegraÔ. Sua atuação sempre conjugou a dança com o ativismo social para negros e negras. Mestra em Política Social pela Ufes e doutoranda em Ciências da Educação na Universidade do Porto, em Portugal, continua na ativa com o grupo Griôs da Dança. Em 2016, foi condecorada com a Comenda Maurício de Oliveira.

Serviço
Roda de conversa Griôs da Dança
Quando: 24 de agosto, quinta-feira, às 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) - avenida República, 121, Centro
Aberto ao público

Voltar ao topo da página