Notícias

Mucane recebe debate sobre artistas negros em espaços artísticos

Publicada em 12/07/2019, às 08h00 | Atualizada em 15/07/2019, às 12h47

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Imagem divulgação
Guilherme Marcondes
Guilherme Marcondes vai debater com capixabas os processos de sua pesquisa acerca da participação de artistas negros na arte contemporânea

O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) recebe, nesta terça-feira (16), às 13 horas, o pesquisador e sociólogo carioca Guilherme Marcondes para um bate-papo sobre as questões abordadas em seu projeto de pós-doutorado, “Legitimação, Disputas e Narrativas dos (as/xs) Artistas Visuais Negros (as/xs) da Arte Contemporânea”, em andamento no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE).

A ação é uma parceria com a Galeria Homero Massena. A pesquisa de Guilherme investiga as regras estabelecidas no campo da arte contemporânea perante a legitimidade da sociedade em relação a esses artistas através da continuidade de seus trabalhos (em livros, exposições, palestras). A proposta do encontro também é ouvir dos artistas locais como se dá o trânsito de seus trabalhos nesses espaços.

"A minha ida a Vitória se apresenta como uma oportunidade fundamental para partilhar os processos de pesquisa para um grande público e contribui para que eu entre em contato com o circuito de arte capixaba, um Estado que ainda não tive a oportunidade de conhecer", explica o pesquisador.

Mediações

Para a coordenadora do Mucane, Thais Souto Amorim, a parceria com a Homero Massena é importante para pensar o lugar do artista negro no cenário da arte.

"Esse encontro é uma oportunidade de tecermos redes em torno de um debate urgente e necessário que é o lugar dos artistas negros no mercado da arte contemporânea. Importante pensarmos, enquanto equipamentos públicos, quais mediações estamos realizando e quais podemos pensar, a partir das experiências compartilhadas".

Serviço
Encontro com Guilherme Marcondes
Quando: 16 de julho (terça-feira), às 13 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” - avenida República, 121, Centro Histórico
Aberto ao público

Voltar ao topo da página