Notícias

Mucane recebe biografia do primeiro mestre-sala capixaba

Publicada em 03/10/2017, às 18h30

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carnaval 2015 - Escola Independentes de Boa Vista
Publicação tem a proposta de resgatar a memória do Carnaval capixaba

O Carnaval é uma das celebrações da cultura mais emblemáticas do Brasil. Entre as figuras de destaque que tornam a manifestação popular algo transcendente, está o mestre-sala. Como um mestre de cerimônias, ele, ao lado da porta-bandeira, abre e comanda o desfile.

Com a proposta de resgatar a memória do Carnaval capixaba, acontece nesta quarta-feira (4), a partir das 18 horas, no Museu Capixaba do Negro (Mucane) “Verônica da Pas”, o lançamento do livro "Aroldo Rufino de Oliveira: Biografia Memorável do 1º Mestre-Sala do Carnaval Capixaba", que também contará com uma roda de choro.

O livro foi escrito por Marcelo Rodrigues, que, além de autor, é filho do senhor Aroldo, o personagem principal da obra. De acordo com o escritor, o trabalho foi desenvolvido a partir da memória de quem vivenciou a história. "Principalmente por contato oral nas comunidades envolvidas: Piedade, Moscoso e Fonte Grande", disse Marcos, que usou as redes sociais e as novas tecnologias de comunicação para fazer as entrevistas.

No lançamento da biografia, a distribuição da publicação será gratuita. "Vamos priorizar as pessoas que participaram diretamente com seus relatos e trajetórias culturais", disse o autor.


Voltar ao topo da página