Notícias

Mucane recebe bate-papo sobre mediação e processos educativos

Publicada em 18/09/2018, às 14h17 | Atualizada em 18/09/2018, às 15h43

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Juan Gonçalves
Juan Gonçalves vai comandar o bate-papo no Museu Capixaba do Negro
Divulgação Semc
Rebeca Ribeiro
Rebeca Ribeiro também construiu a proposta do evento

Como parte da programação da 12ª Primavera dos Museus, o Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) promove a ação "Se (re) conhecer para florescer", que tem a proposta de debater sobre mediação cultural com foco na afrocentricidade.

Os bate-papos acontecerão nestas quarta (19) e quinta (20), das 14 às 18 horas, e serão comandados pela dupla de mediadores/educadores do museu, Juan Gonçalves e Rebeca Ribeiro. Os interessados em participar do evento devem comparecer ao espaço e integrar a roda de conversa.

O fio condutor do trabalho é a pergunta "O que fazer quando percebemos nosso lugar?", que levará para a imersão dos temas propostos. "Partindo do conceito de mediação como prática de reconhecimento (de si e do outro), nós faremos ações pelos espaços do museu e do Centro da cidade como forma de reconhecer os espaços que julgamos ocupar, os espaços que de fato ocupamos e os nossos lugares de fala e de escuta", explicou Juan Gonçalves, que construiu toda a proposta com Rebeca Ribeiro.

A proposta do encontro é discutir ações que reflitam e tensionem as vivências de ser mediador/educador no Mucane e, a partir dessa vivência, debater sobre os processos educativos como práticas de construção de questionamentos, narrativas, subjetividades e da consciência negra.

Serviço
12ª Primavera dos Museus
“Se (re)conhecer para Florescer"
Quando: quarta (19) e quinta (20), das 14 às 18 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica Pas" (Mucane) – Avenida República, 121, Centro
Aberto ao público

Voltar ao topo da página