Notícias

Mucane promove sessão cineclubista com filmes de realizadoras negras

Publicada em 05/07/2018, às 08h42

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Cineclube
Mucane vai receber o Cineclube Teresa de Benguela, que promoverá três sessões com filmes que tratam da questão do gênero racial

Dar visibilidade à produção audiovisual realizada por mulheres negras. Essa é a proposta do Cineclube Teresa de Benguela, que, no mês da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, realiza a Sessão Cineclubista Vivências, no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane).

A sessão de estreia acontece neste sábado (7), das 15 às 18 horas, com a exibição da websérie documental “Raiz Forte”, de Charlene Bicalho, que apresenta registros e relatos de mulheres negras residentes no Espírito Santo e que tratam da estética afrodescendente no âmbito familiar, escolar, afetivo e de militância.

As outras duas sessões acontecem em 18 de julho, das 18h30 às 21h30, com a exibição dos filmes “Quando Você Volta?”, de Beatriz Moreira; e "Braços Vazios", de Daiana Rocha; e 28 de julho, das 15 às 18 horas, com “Cabelo Bom”, de Swahili Vidal e Claudia Alves; e “Revejo”, de Láisa Freitas.

Durante as três sessões, serão exibidos produções audiovisuais de ficção, documentário e websérie dirigidos por mulheres negras. Após as sessões haverá roda de conversa com as realizadoras e convidadas sobre os filmes exibidos e questões de gênero e racial.

Cineclube Teresa de Benguela

Formado pelas cineastas Hegli Lotério, Karol Mendes, Gabriela Alves, Daiana Rocha e Láisa Freitas e pela artista Tamyres Batista, o Cineclube Teresa de Benguela é um espaço de discussão e uma rede de intercâmbio entre cineastas, pesquisadoras, ativistas e estudantes negras dedicadas à discussão da representação da mulher negra na mídia e no audiovisual brasileiro.

Em 2017 o cineclube realizou a 1ª Mostra Cineclube Teresa de Benguela: Trajetórias. A primeira edição teve duração de cinco dias e contou com a exibição de diversas obras nacionais, oficinas e a presença de cineastas como Adélia Sampaio e Renata Martins.

Edital

O Cineclube Teresa de Benguela foi contemplado no Edital de Seleção de Projeto de Ocupação do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), ano 2017/2018, Categoria II - Ação Cultural, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).

Serviço
Cineclube Teresa de Benguela
Sessão Cineclubista Vivências

Sábado (7), das 15h às 18h
Exibição Raiz Forte. Dir. Charlene Bicalho
Roda de conversa com Charlene Bicalho

18 de julho (quarta-feira), das 18h30 às 21h30
Exibição Quando Você Volta?, Dir. Beatriz Moreira, e Braços Vazios, Daiana Rocha
Roda de conversa com Daiana Rocha e Mayara dos Santos

28 de julho (sábado), das 15h às 18h
Exibição Cabelo Bom, de Swahili Vidal e Claudia Alves, e Revejo, de Láisa Freitas
Roda de conversa com Tamyres Batista, Karol Mendes, Láisa Freitas e Bárbara Cazé
Aberto ao público


Voltar ao topo da página