Notícias

Mucane perde a conselheira mais antiga

Publicada em 15/02/2017, às 15h31

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Leonardo Vais


Divulgação Semc
Ilma Viana
Ilma Viana contribuiu para políticas inclusivas referentes às questões étnico-raciais

O Movimento Negro do Espírito Santo está de luto. Faleceu na noite desta terça-feira (14), aos 47 anos, em decorrência de problemas cardíacos, a militante do Movimento Negro Capixaba Ilma Viana.

Servidora do Sindprev/Espírito Santo e uma das diretoras da escola de samba Unidos da Piedade, Ilma Viana integrava o Conselho Gestor do Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane), desde a sua primeira gestão, em 2012.

Ao lado de Veronica da Pas, figura importante e que dá nome ao Museu Capixaba do Negro, Ilma Viana contribuiu para as políticas inclusivas referentes às questões étnico-raciais e, principalmente, para o fortalecimento da identidade da mulher negra no Estado.

"Ilma esteve conosco em todos os momentos, faz parte da nossa fundação histórica e afetiva. Mulher negra inspiradora e referência, sempre presente nas discussões e práticas das políticas de igualdade racial, imanando força e garra para que muitos de nós pudéssemos ocupar os lugares que estamos hoje", disse Thaís Souto Amorim, coordenadora do Mucane.


Voltar ao topo da página