Notícias

Mucane exibe filme sobre a participação de mulheres no samba

Publicada em 20/03/2018, às 15h12

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Damas do Samba
Filme "Damas do Samba" trata da participação feminina na construção de um dos gêneros musicais mais importantes no País. Na foto, Ivone Lara
Divulgação Semc
Damas do Samba
Fernanda Figueredo, que é rainha de bateria da MUG, vai participar de debate sobre gênero e Carnaval após a sessão

Falar da história do samba e da participação feminina na construção de um dos gêneros musicais mais importantes produzidos no Brasil. Essa é a proposta do filme "Damas do Samba", de Susanna Lira, que será exibido nesta quinta-feira (22), a partir das 19 horas, no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), em sessão organizada pela Associação Gold.

O documentário apresenta um breve passeio pela história de algumas mulheres importantes para o samba, reverenciando e reconhecendo a sua força e a contribuição para a construção desse enredo.

"O filme 'Damas do Samba' traz um debate sobre a questão de gênero muito importante no mundo do samba que achamos pertinente ser abordada pelas sambistas capixabas, ainda mais no nosso Estado, que é campeão nos índices de violência contra a mulher", disse Diego Peruch, da Associação Gold e um dos organizadores da sessão.

Visibilidade

Para Diego, o documentário também é uma oportunidade de dar visibilidade à participação da mulher no processo de formação e criação da cultura brasileira. "A visibilidade pode contribuir para a desconstrução dos estereótipos machistas que inferiorizam o feminino e trazer uma nova perspectiva para o mundo da arte sob a ótica da mulher. A visibilidade da mulher nesses espaços também serve para inspirar outras mulheres".

Debate

Após a exibição do filme, acontece um debate sobre gênero e Carnaval /samba. "Apesar de existirem muitas mulheres nas escolas, percebemos que os cargos de visibilidade são todos ocupados por homens. Das quase vinte escolas de samba do Carnaval capixaba, apenas uma é presidida por uma mulher", finalizou Diego.

Debatedoras

Iamara Nascimento
Diretora do portal Viva Samba, compõe a equipe de idealização e promoção do Troféu Faisão de Ouro, que premia os melhores do Carnaval de Vitória. Também é diretora de Comunicação da Unidos da Piedade e atuou, entre 2009 e 2010, como diretora de Comunicação e marketing da Lieses. É funcionária pública e conselheira de Cultura de Vitória.

Fernanda Figueredo
Rainha de bateria da Mocidade Unida da Glória (MUG) há 16 anos. É musa da escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro há 11 anos. Formada em Serviço Social, acredita que o samba é um importante elemento cultural na formação da identidade do povo negro brasileiro.

Any Cometti
Jornalista especialista em Carnaval. Mestranda em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisa a cobertura televisiva das escolas de samba do Rio de Janeiro. É repórter da Rádio Arquibancada, desde 2015. No Espírito Santo, foi ritmista da Unidos de Jucutuquara, integrou a comissão de frente da Pega no Samba, a harmonia da Andaraí, foi passista e destaque da Chegou o que Faltava e assessora de imprensa da rainha de bateria da MUG, Fernanda Figueredo. Também foi repórter dos jornais A Tribuna, Século Diário, Vitória News e da Rádio Universitária.

Serviço
Exibição do filme “Damas do Samba”
Quando: quinta-feira (22), às 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica Pas" – Mucane – Avenida República, 121, Centro
Aberto ao público
Divulgação Semc
Damas do Samba
Jornalista especialista em Carnaval, Any Cometti também vai participar do debate
Divulgação Semc
Damas do Samba
Iamara Nascimento também irá compor a mesa de debate acerca da participação das mulheres no samba

Voltar ao topo da página