Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Mucane debate com jovens sobre racismo através de mostra fotográfica

Publicada em 06/04/2017, às 14h23


Diego Rodrigues de Miranda/Divulgação

Exposição "ÀWA NÌ - Nós por Nós!" no Mucane

Crianças visitaram a exposição "ÀWA NÌ - Nós por Nós!", em cartaz no Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane) (Ampliar imagem)

Exposição "ÀWA NÌ - Nós por Nós!" no Mucane

Proposta é apresentar o material fotográfico e aproximar esses visitantes da cultura afrobrasileira e de temas contemporâneos, como o racismo (Ampliar imagem)

Durante o mês de abril, a exposição fotográfica "ÀWA NÌ - Nós por Nós!", em cartaz no Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane), está recebendo uma série de visitas de crianças, jovens e adolescentes.
Eles participam do projeto "Quilomb'arte: vivências e identidades", parceria do Mucane com o Núcleo Afro Odomodê.

A proposta é apresentar o material fotográfico que compõe a exposição e aproximar esses visitantes da cultura afrobrasileira e de temas contemporâneos, como o racismo e a identidade, além das expressões da cultura negra.

As ações aconteceram nas últimas segunda (3) e quarta (5) e receberam, respectivamente, 50 jovens e crianças do ProJovem de Santo Antônio e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto. Novas visitas estão agendadas para esta sexta (7) e nos dias 12 e 19. 

Debate

Para a coordenadora do Mucane, Thais Souto Amorim, essas atividades são uma oportunidade de ampliar o debate e tornar o espaço vivo. "As visitas à exposição "ÀWA NÌ - Nós por Nós!" e a vivência do espaço do museu vêm pra fortalecer nossos vínculos com públicos de diversas faixas etárias, apresentando e fortalecendo o debate sobre situações de racismo, o lugar do corpo preto e a diversidade de gênero, através da arte-educação".

Exposição

A exposição "ÀWA NÌ - Nós por Nós!" é uma realização do projeto Núcleo Afro Odomodê e integra as atividades alusivas ao Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial, celebrado no dia 21 de março.

Ao todo, foram produzidas 32 fotografias de jovens atendidos no Odomodê. O ensaio fotográfico contou com a participação de 15 jovens. Na ocasião, os modelos utilizaram roupas, acessórios, turbantes e penteados ligados à cultura africana e afrobrasileira.

Serviço

Exposição fotográfica ÀWA NÌ - Nós por Nós!
Quando: até 19 de abril, das 12 às 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro verônica da Pas (Mucane) - avenida República, 121, Centro


Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br)

Com edição de Matheus Thebaldi

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço online.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site