Notícias

Mosquitos: novo itinerário do carro fumacê vai contemplar 27 bairros

Publicada em 01/03/2018, às 12h43

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carro Fumacê
Técnica do UBV Pesado tem pouca visibilidade, formando uma névoa direcionada para os imóveis

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) trabalha intensamente na luta contra os mosquitos em Vitória. O itinerário do carro fumacê é elaborado todo mês, levando em consideração a incidência dos casos notificados de doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti - dengue, zika e chikungunya -, o monitoramento das armadilhas de captura de insetos e as reclamações recebidas pelo Fala Vitória 156.

No mês de março, 27 bairros serão contemplados com o Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado. Essa técnica consiste em aplicação de inseticida UBV - em gotículas que devem possuir entre 10µ e 25µ de diâmetro -, que apresenta um odor característico, mas pouca visibilidade, formando uma névoa fina direcionada para os imóveis.

O diretor do CVSA, Rogério Almeida, explicou que o objetivo da técnica é que os quarteirões sejam envolvidos com a névoa para que o inseticida entre na casa das pessoas. "É a técnica mais adequada para o controle do mosquito Aedes aegypti, que tem seus criadouros predominantemente no interior dos imóveis".

A ação tem início nesta quinta-feira (1º), das 19 às 22 horas, nos Santa Martha e Andorinhas. Nesta sexta (2), será a vez da Praia do Canto, das 3 às 6 horas, e Ilha de Santa Maria, Monte Belo, Bairro de Lourdes e Nazareth, das 19 às 23 horas. Depois, ele retoma o roteiro na segunda-feira (5).

Tratamento e cuidados

O CVSA realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, tratamentos biológicos, monitoramento do Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em UBV.

Além dessas ações, a Prefeitura faz o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns, com aplicação de larvicida biológico, e visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.

Check list

Os moradores também podem fazer o check list para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo o lembrará de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.


Voltar ao topo da página