Notícias

Mosquitos: mais de 30 mil imóveis serão visitados este mês para eliminar focos

Publicada em 08/01/2018, às 12h50 | Atualizada em 08/01/2018, às 13h15

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Piscina e Caixa d
Recipientes para armazenar água nos imóveis são grandes vilões para a reprodução dos mosquitos

O último Levantamento Rápido da Infestação do mosquito Aedes aegypti (Liraa), realizado em outubro de 2017 pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), mostrou que os principais focos de mosquitos estão em recipientes para armazenar água a nível do solo dentro dos domicílios, como baldes, tonéis, tanques, barris e outros.

Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estima visitar, neste mês, cerca de 30 mil imóveis domiciliares para eliminar possíveis focos de mosquitos.

Em 2017, o CVSA realizou 339.831 visitas domiciliares, em que foram eliminados 69.674 depósitos com água ou que poderiam acumular água. Além disso, 389.405 criadouros de mosquitos foram tratados com larvicida.

Além disso, fez 1.069 visitas a "Pontos Estratégicos", que correspondem a imóveis cuja natureza da atividade se configura como altamente propícia à proliferação de mosquitos, a exemplo de floriculturas, oficinas, depósitos e cemitérios. Nelas, foram eliminados 4.641 depósitos com água ou que poderiam acumular água e tratados 11.071 criadouros com larvicida.

O CVSA também fez 20 mil visitas para a realização dos quatro Liraa´s no ano passado. 

Mobilização

Nesta terça-feira (9), a partir das 7 horas, haverá mobilização e conscientização no Grupo de Idosos e na ginástica matinal da unidade de saúde e no Centro de Referência em Assistência Social de Resistência.

Na próxima sexta-feira (12), a partir das 8 horas, a Semus realizará uma grande mobilização de combate ao Aedes aegypti na rodovia Serafim Derenzi.

Outras ações

O CVSA realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, tratamentos biológicos, monitoramento do Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em UBV (fumacê).

"A orientação é que as pessoas permaneçam realizando vistoria de suas casas e imóveis em geral, pelo menos uma vez por semana, para eliminar depósitos com água parada e, assim, romper o ciclo de vida do mosquito. Além dessas ações, a Prefeitura faz o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns, com aplicação de larvicida biológico", disse a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.

Checklist

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o checklist para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". O munícipe escolhe uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.


Voltar ao topo da página