Notícias

Mosquitos: fumacê inicia novo ciclo de aplicação de inseticida

Publicada em 01/06/2017, às 06h30 | Atualizada em 14/06/2017, às 18h45

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Douglas Schneider
Equipe do Centro de Vigilância em saúde Ambiental fará vistoria nas maternidades de Vitóriapara combater possíveis criadouros de Aedes Aegypti
CVSA realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) preparou, para este mês de junho, um novo cronograma de aplicação de UVB pesado (fumacê) para combater os mosquitos em Vitória.

O carro vai passar por 25 bairros, selecionados a partir dos casos notificados de dengue, zika, chikungunya e febre amarela, bem como mais demandas recebidas através do Fala Vitória 156. A aplicação terá início na próxima segunda-feira (5), nos bairros Maria Ortiz, Goiabeiras e Antônio Honório, das 19 às 22 horas.

O CVSA realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória, com vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV), método conhecido como fumacê.

Tratamento e cuidados

Além dessas ações, a Prefeitura realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns com aplicação de larvicida biológico e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.

Como o mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a prevenir a dengue. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas. Confira o check list de orientação. 


Voltar ao topo da página