Notícias

Mosquitos: carro fumacê faz aplicação em 30 bairros a partir desta segunda

Publicada em 13/01/2017, às 17h27 | Atualizada em 16/01/2017, às 16h05

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carro Fumacê em ação nas ruas de Vitória
Foco do carro fumacê é evitar a proliferação do Aedes aegypti e também mosquitos comuns

Para evitar a proliferação de mosquitos na capital neste verão, o carro fumacê inicia, na madrugada desta segunda-feira (16), um novo roteiro de aplicação espacial de inseticida (UBV pesado). A ação tem início nos bairros Jardim da Penha e Pontal de Camburi, das 3 às 6 horas.

O fumacê volta a circular nos dois locais na terça-feira (17). Na quarta (18), será a vez de Santo Antônio e Ariovaldo Favalessa; na quinta (19), Jesus de Nazareth, Praia do Suá e Santa Lúcia; e na sexta (20), Jabour, Segurança do Lar, Solon Borges e Antônio Honório. No total, 30 bairros serão atendidos até o dia 1º de fevereiro. Veja o cronograma

O objetivo é eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, e também os mosquitos comuns. O itinerário foi elaborado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) para os bairros onde foram registrados mais casos de dengue nos últimos dias e também mais reclamações através do Fala Vitória 156. 

Tratamento

O CVSA realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos em todos os bairros de Vitória ao longo do ano, com a realização de vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV), método conhecido como fumacê.

Além do fumacê, a Prefeitura realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns com aplicação de larvicida biológico e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.


Voltar ao topo da página