Notícias

Moradores terão técnicas orientais para saúde física e mental no Parque Moscoso

Publicada em 17/01/2017, às 12h31 | Atualizada em 17/01/2017, às 12h39

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Arquivo PMV
Ciranda de adultos em aula de ginástica no Parque Moscoso
Dança circular é uma das práticas terapêuticas orientais às quais as pessoas terão acesso nesta quarta no Parque Moscoso
Arquivo PMV
Relaxamento após aula de ginástica no Parque Moscoso
Práticas Integrativas Complementares integram as atividades das unidades de saúde de Vitória

Além de prevenir doenças, as práticas terapêuticas orientais ofertadas na rede municipal de Saúde, como ioga, do-in (automassagem), xiang gong (treinamento perfumado) e dança circular, contribuem para o bem-estar físico e mental. 

Nesta quarta-feira (18), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf Centro) da Unidade de Saúde (US) Centro irá mostrar algumas dessas técnicas para a população, no Parque Moscoso, a partir das 8 horas. Haverá dança circular, treinamento perfumado e aquecimento vocal.

Segundo a gerente da US Vitória, Cathiana Dalto, as atividades no Parque Moscoso serão aplicadas pela assistente social Fabíola Bittencourt Pazinatto e pela fonoaudióloga Aline de Jesus Pignaton.

"Os servidores da unidade também se beneficiam dessas práticas, que são ofertadas com o objetivo de promover bem-estar no desempenho das atividades. O projeto terapêutico inclui, ainda, um coral dirigido pela fonoaudióloga Aline de Jesus Pignaton, que atende às US Vitória e Fonte Grande e ao Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis. Os ensaios com os servidores ocorrem quinzenalmente e são abertos ao público", afirmou.

A US Vitória mantém um cronograma de atividades de Práticas Integrativas e Complementares (PIC´s). Veja o cronograma abaixo:

Na sede da US Vitória (Parque Moscoso)
Segunda-feira, às 8 horas: do-in
Quarta-feira, às 10 horas: xiang gong (treinamento perfumado)

No Parque Moscoso
Quartas e sextas-feiras, às 7h45: dança circular e xiang gong

Saiba mais

Treinamento perfumado (xiang gong)

Prática com mais de 2 mil anos de existência. O nível I do Xiang Gong (Treinamento Perfumado) consiste-se de 15 movimentos realizados pelos antebraços em várias direções, podendo ser praticado em pé ou sentado. Duração da prática: 15 minutos.

Tem como objetivo o fortalecimento das funções orgânicas, mantendo a harmonia entre o homem e a natureza e beneficiando o seu psiquismo. Promove o equilíbrio do corpo e mente, melhorando a disposição, tranquilidade e a saúde. A prática promove o “despertar” para as pequenas coisas: um gesto, um aroma e um som.

Do in

Automassagem aplicada nos mesmos pontos da acupuntura dispostos nos meridianos do corpo. Adota uma postura holística e integradora, compreendendo a saúde como resultado de um equilíbrio energético interno, centralizando-se no indivíduo, e não em sua doença. O ato de tocar auxilia no autoconhecimento e na maior consciência corporal. A facilidade na sua aplicação, não requerendo o uso de qualquer tecnologia ou equipamentos, traz grande satisfação aos participantes.

Dança circular

A Dança Circular Sagrada ou Dança dos Povos nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien, que pesquisou as danças folclóricas de diversos povos pelo mundo. Em 1976, as ensinou aos residentes de Findhorn, uma comunidade no norte da Escócia quando passaram a ser chamadas de Danças Sagradas.

O principal enfoque é o sentimento de união de grupo e o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. É indicada para pessoas de qualquer idade, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a qualquer um, não é utilizada no dia a dia.

Matéria relacionada

Saúde: técnicas orientais ofertadas pela rede municipal agora fazem parte do SUS


Voltar ao topo da página