Notícias

Moradores em situação de rua concluem curso de informática

Publicada em 06/09/2018, às 07h00

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Curso de informática
Alunos receberam os certificados do curso de informática no Espaço de Qualificação e Inclusão Digital

Um grupo de moradores em situação de rua concluiu, nesta última quarta-feira (5), o curso de informática para iniciantes oferecido no Espaço de Qualificação e Inclusão Digital, antigo Telecentro do Parque Moscoso.

A secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, foi pessoalmente entregar a declaração de conclusão para os alunos.

Durante um mês, eles tiveram aulas de noções básicas de informática, como usar mouse, teclado, conceitos do computador, manipulação de arquivos, como enviar e receber emails e utilizar a internet.

O aluno Adenilton José Roseno, que há 15 anos está em Vitória, contou que viu no curso uma motivação para realizar o sonho que é cursar uma faculdade. Assistido pela Escola da Vida e pelo Centro-Pop, ele está confiante que vai conseguir vencer mais essa etapa da vida.

"Gostei bastante do curso, foi um momento que aprendi muita coisa, e tenho certeza que vou continuar aprendendo muito mais", disse.

Inclusão

A turma tem oito alunos, sendo seis moradores em situação de rua. E o convívio entre eles foi uma experiência que a Anne Endlic vai levar para a vida.

Ela, que trabalha com penteado afro, contou que buscou o curso para aprender um pouco mais sobre o universo da informática e torce para que ela e os colegas consigam conquistar seus objetivos.

"Ninguém quer viver em situação de rua, e desejo do fundo do meu coração que eles encontrem receptividade, se sintam acolhidos e, a partir do curso que a gente fez, todos tenham outras oportunidades", disse.

Oportunidades

Para a secretária Nara Borgo, ver a turma concluindo o curso é motivo de muita alegria. "Quero parabenizar todos vocês por mais essa conquista, e a gente espera que vocês possam continuar participando de outros cursos que vamos oferecer no Espaço de Qualificação e Inclusão Digital. Com isso, vocês vão adquirindo conhecimento para poder concorrer a uma oportunidade de trabalho", disse.

A gerente de Qualificação do Trabalhador, Fabiana Santos, lembrou que a segunda turma também já teve bastante procura dos assistidos no Centro-Pop e na Escola da Vida. As aulas vão começar no dia 10 de setembro.

"Isso mostra que vocês estão gostando e estimulando outras pessoas a participar do curso também", pontuou.


Voltar ao topo da página