Notícias

Moradores do Romão recebem obra de mobilidade aguardada por décadas

Publicada em 25/03/2017, às 15h13

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Lívia Albernaz


Diego Alves
Rebaixamento de rua no Romão
Prefeito realizou a entrega do rebaixamento da rua José Martins da Silva, no Romão
Diego Alves
Rebaixamento de rua no Romão
Prefeito descerrou a placa de entrega e destacou que a obra resgata a dignidade e melhora a mobilidade da comunidade

Um sonho de mais de 60 anos da comunidade do Romão se tornou realidade neste sábado (25). Foi inaugurada a obra de rebaixamento do piso da rua José Martins da Silva, que vai mudar a vida das pessoas que residem na parte mais alta do bairro.

Agora, caminhões e ônibus podem circular na via, que é o único acesso para 3 mil moradores do Romão a partir da avenida Vitória, passando pela rua Ormando Aguiar, no bairro Forte São João. Assim, ficará mais fácil o transporte de materiais de construção, mudanças, passagem de caminhões de entrega de eletrodomésticos e o acesso de ônibus até o final da rua.

"Hoje, inauguramos cinco metros de rebaixamento, cuja obra permite a entrada de caminhão, ambulância e ônibus. Tudo isso não chegava até aqui na região do mirante. Essa obra de mobilidade urbana no alto do Romão dá dignidade a essa comunidade. O rebaixamento e a implantação de ponto de internet gratuita do Vitória Online aqui foram duas entregas para a comunidade em poucos dias", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Foram nove meses de obras, período no qual a via ficou completamente interditada para o tráfego de veículos. A liderança comunitária do bairro acompanhou o trabalho desde o início, quando assistentes sociais começaram a visitar os moradores no entorno do que seria o canteiro de obras.

Moradores comemoram

"Essa obra causou grande impacto. As pessoas estão felizes, foi um processo grande de expectativa da comunidade por esse rebaixamento. Esse rebaixamento trouxe a nossa cidadania de volta, como é o caso dos cadeirantes. Agora eles não vão mais subir nas costas dos outros para pegar ônibus", disse Cabral, líder do Romão.

Geraldo Alves, de Forte São João, também comemorou: "Não passava carro nenhum, principalmente nos dias de chuva. Agora, os carros, caminhões e outros veículos descem tranquilamente. É gratificante".

BID

O investimento, de R$ 4.418.960,11, é fruto de um empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social (Procidades). Após a vistoria final da obra, os técnicos do BID ampliaram a concessão de benefícios à comunidade, autorizando o uso dos rendimentos financeiros obtidos com a permanência do empréstimo em conta corrente durante a execução das obras.

Assim, serão realizadas as seguintes intervenções: uma academia popular para o idoso; pintura da quadra de esportes; construção de canteiros para paisagismo; recuperação e ativação de uma nascente – cuja água já foi analisada e é própria para consumo humano; e construção de uma minipraça neste mesmo local da nascente.

"O BID fez essa concessão após a conclusão do empreendimento, premiando a comunidade pela eficiência da aplicação dos recursos públicos nessa obra", disse o secretário de Obras, Leonardo Amorim Gonçalves.

Contenção

Além da intervenção no nível da rua, foram necessárias obras de contenção e guarda-corpos para garantir a estabilização das encostas escavadas. No total, foram 100 metros de intervenção na parte mais alta da via, de onde foram removidos 2,6 mil metros cúbicos de terra, o equivalente a cerca de 430 caminhões de material.

Em paralelo à retirada da terra, aconteceram obras de contenção para garantir a estabilidade do terreno, sendo consumidos 340 metros cúbicos de concreto e 300 metros de tirantes de ferro. Para o novo piso da via, foi usado o concreto, totalizando 700 metros quadrados.

Interdição

Durante as obras, todo o leito da rua foi interditado para o acesso de veículos e até mesmo de pedestres. Passarelas provisórias foram montadas para travessia a pé. 

Diego Alves
Rebaixamento de rua no Romão
Moradores comemoraram a entrega da obra, que vai facilitar a mobilidade e o transporte na região
André Sobral
Rebaixamento de Greide
Agora, caminhões e ônibus podem circular na via, que é o único acesso para 3 mil moradores do Romão a partir da avenida Vitória

Voltar ao topo da página