Notícias

Moradores de Vitória já podem participar do PPA Online

Publicada em 17/08/2017, às 07h30 | Atualizada em 17/08/2017, às 17h04

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Alexandre Lemos


Foto Divulgação
Imagem da página de internet do Plano Plurianual 2018-2021
Moradores poderão deixar sugestões para que sejam avaliadas na próxima etapa do Planejamento Estratégico e do PPA

Buscando compartilhar as decisões e tornar a gestão ainda mais colaborativa, moradores de Vitória poderão participar do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 por meio da internet. No PPA Online, no site da Prefeitura ou no aplicativo Vitória Online, a partir desta quinta-feira (17), o morador vai votar nos projetos e ações que achar mais importantes para construir uma Vitória ainda melhor.

Durante 30 dias, ao acessar a plataforma, será possível também deixar sugestões para que sejam avaliadas na próxima etapa do planejamento.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, explica a importância da participação do munícipe nesse processo. "Já ouvimos associações de moradores, lideranças e conselhos municipais, mas queremos democratizar ainda mais esse espaço. Com o PPA, traçaremos estratégias e ações para os próximos quatro anos, e isso impacta a vida das pessoas, nada mais justo que a população participe de maneira ativa, dando sua opinião. Somente assim podemos construir uma cidade mais justa", disse.

Elaboração do PPA com as comunidades

Diego Alves
Praça dos Desejos com mar ao fundo (Vista do Hotel Sheraton
Participação dos moradores é importante para tornar Vitória mais justa, humana, saudável, inteligente e feliz

Nos últimos três meses, aconteceu a etapa pública compartilhada para a elaboração do PPA com as comunidades, sendo concluída na última semana. Nessa fase, foram ouvidas as demandas de 31 conselhos municipais e 73 associações de moradores de bairros da capital.

Durante as reuniões, a subsecretária de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, apresentava os desafios estruturantes e as principais entregas já realizadas pela gestão nas áreas de segurança, iluminação pública, mobilidade, saúde, educação, turismo, trabalho e renda, cultura, esportes e lazer, reforma de praças e parques, habitação, cidadania e direitos humanos, assistência social e infraestrutura.

"As reuniões foram importantes para nivelarmos as informações e mostrar o que temos feito e o que pretendemos fazer. Além disso, as sugestões apresentadas aqui vão incorporar as propostas que serão indicadas no Planejamento Estratégico e no PPA, ambos online, para serem votadas pelos munícipes. Entendemos que somente assim construiremos uma Vitória mais justa, humana, saudável, inteligente e feliz", pontuou Joseane Zoghbi.

Cada comunidade teve a oportunidade de registrar em um formulário as principais demandas do local e as suas potencialidades, que serão classificadas por área e servirão como pré-requisito para a etapa final do Planejamento Estratégico e do PPA 2018-2021, onde serão feitas a seleção e a priorização dos projetos de acordo com os critérios estabelecidos.

Próxima etapa

Após o PPA Online, terá mais uma etapa para conclusão do Planejamento Estratégico com reuniões com os secretários, subsecretários e suas equipes para, a partir de critérios objetivos, selecionar e priorizar os projetos que vão compor a carteira de Programas e Projetos Estruturantes de Governo.


Voltar ao topo da página