Notícias

Monumento Vitória 360º ganha cores e nova identidade

Publicada em 21/06/2018, às 13h20 | Atualizada em 21/06/2018, às 14h15

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Vitória 360
Monumento Vitória 360 Graus está recebendo, das mãos do artista Ficore, intervenção artístico-urbana e vai ganhar novas cores e grafismos

A escultura "Vitória 360 Graus" está ganhando cara nova. O branco, que predominou no atrativo desde sua inauguração, está ganhando cores e grafismos na sua primeira intervenção artística. A ação está sendo supervisionada pelo projeto de intervenção artístico-urbana "A Arte é Nossa", gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

O responsável por essa transformação é o artista Ficore. A proposta é de atribuir à superfície da obra formas geométricas e orgânicas com filtros de cores que, no primeiro momento, apresentam um olhar abstrato que se desdobra em imagens figurativas que remetem ao cotidiano da cidade.

Segundo Ficore, a obra reúne sua identidade artística com linhas retas e elementos figurativos que representam a capital. "Se tratando do monumento da cidade de Vitória, eu procurei imprimir algo bem contemporâneo e acrescentei um elemento figurativo que tem a ver com a cidade, com essa atmosfera do mar, da coletividade e tantos outros significados que ainda vão surgir a partir da realização da obra".

Cores

As cores escolhidas para o trabalho também reforçam a identidade da cidade. "Procurei trabalhar contrastes bem acentuados. Já venho realizando uma série de obras nas paletas de laranja e azul e escolhi seguir nessa linha por se encaixar também nessa obra e trabalhar o elemento mar, o sol, o calor, essa atmosfera do céu, a cidade e as pessoas".

Ficore espera que a obra toque as pessoas e que cada uma encontre um olhar particular diante do monumento. "Eu acredito que uma obra de arte ganha a alma dela no processo de vida. Então o significado dela não é uma coisa exata, tipo ‘o conceito é esse pronto e acabou’. É uma percepção que se dá durante todo processo, meu, de criação e das pessoas que vão lidar com a obra e realizar suas interpretações".

O artista se sente presenteado em poder contribuir com seu trabalho na nova etapa artística do monumento. “Espero que as pessoas sintam o valor que essa obra tem pra cidade, o valor de ter uma expressão artística simbolizando a cidade, associada ao monumento. Espero que as pessoas possam ter trocas, viver momentos especiais e lembrar da cidade de uma forma legal e construtiva”.

Diego Aves
Monumento Vitória 360º
Escultura anamórfica "Vitória 360 Graus" forma o nome “Vitória” e integra o patrimônio arquitetônico e paisagístico da cidade

Preparo

Para a pintura, a escultura precisou ter sua superfície preparada para o trabalho e ser temporariamente isolada, protegida com tapumes e toldos. "O 'A Arte é Nossa', que até hoje teve como foco principal os muros da cidade, agora terá como tela um novo espaço: o monumento Vitória 360º. A escultura está recebendo uma intervenção artística e, para isso, o primeiro passo foi prepará-la para a execução da obra, o que garante para a cidade mais um belo trabalho", explicou a coordenadora do projeto, Fernanda Bellumat.

Escultura

Inaugurada em setembro de 2017, a escultura anamórfica "Vitória 360 Graus" forma o nome “Vitória” e integra o patrimônio arquitetônico e paisagístico da cidade, além de se tornar um atrativo turístico. O monumento, criado e doado ao município pelo designer Zota Coelho, foi montado próximo à Curva da Jurema e possui 4 metros de profundidade, cerca de 2,5 metros de altura e 12 metros de comprimento.

A Arte é Nossa

O projeto A Arte é Nossa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que tem como objetivo humanizar os espaços públicos por meio de intervenções artístico-urbanas e, assim, democratizar a produção artística local para além dos espaços tradicionais de exposição.

Desde 2013, aconteceram inúmeras ações em espaços públicos da cidade, com mais de dois mil metros quadrados de pintura artística, através de parcerias com artistas locais ligados ao grafite, à arte-relevo e a outras técnicas, transformando as ruas de Vitória em uma grande galeria urbana.


Voltar ao topo da página