Notícias

Monitores do Visitar vão aprender técnicas de contação de histórias

Publicada em 16/08/2017, às 07h00

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
CATEDRAL DE VITÓRIA
Monitores que atuam nos monumentos do Visitar vão participar de capacitação para melhor atender o público infantil

Os monitores do Visitar Centro Histórico vão vivenciar técnicas de contação de histórias para informar, de maneira mais simples e lúdica, pequenos turistas e moradores que visitam os patrimônios que integram o projeto: igrejas Nossa Senhora do Rosário, de São Gonçalo e do Carmo, a Catedral Metropolitana, o Convento São Francisco, a Capela Santa Luzia e o Theatro Carlos Gomes.

A capacitação ocorrerá no auditório do Museu Capixaba do Negro (Mucane), nestas quinta (17) e sexta (18), das 9 às 11 horas, e será ministrada gratuitamente pela especialista em contação de histórias Eliana Zandonade, que faz parte do grupo Chão de Letras, é professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e escritora de vários livros infantis.

Os monitores discutirão e vivenciarão técnicas de contação de história e também produzirão textos sobre cada um dos patrimônios no formato aprendido. A ideia é trazer uma linguagem mais simples e lúdica para o público infantil, qualificando o monitor e, assim, melhorando ainda mais o atendimento.

Visitação

A visita interna aos patrimônios é gratuita e guiada por monitores, podendo ser feita das 13 às 17 horas, sempre de quarta a domingo. Fazem parte do roteiro as igrejas Nossa Senhora do Rosário e São Gonçalo, o Convento São Francisco e a Catedral Metropolitana de Vitória.

Também vale a pena conhecer externamente, mesmo fechados para visitação por estarem em obras, o Theatro Carlos Gomes, a Capela Santa Luzia e a Igreja do Carmo.

"Em cada local aberto à visitação, os monitores apresentam a história e as curiosidades dos patrimônios de forma artística, arquitetônica e cultural, estimulando o morador a conhecer sua cidade, divulgando os atrativos e tornando-os mais receptivos", aponta o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Serviço

O Visitar Centro Histórico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), funciona de quarta a domingo, inclusive feriados, das 13 às 17 horas. Para agendamento de grupos, é preciso entrar em contato pelo telefone 3235-2813, das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.


Voltar ao topo da página